Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.401.736 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino
Contato

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2021
Veterano 2019
Veterano 2018
Veterano 2017
Veterano 2016
Aberto 2015
Veterano 2015

Necessidade de mudanças no Campeonato de Veteranos...DEBATE!


Publicada em: 09/08/2009 08:55
por: Hélio da Rosa Machado

                Muito vem se discutindo a necessidade de mudanças no Campeonato de Veteranos, pois foi implantando a mais ou menos 06 anos atrás e até hoje permanece a idade mínimo de 35 anos. Esse detalhe tem revelado grande discussão entre os interessados, pois se de  um lado os atletas que vem participando todo ano estão ficando mais velhos (e a idade mínima continua a mesma), de outro, existem aqueles que aspiram chegar à idade mínima, para participar do certame. Há, nesse aspecto, um entrave de ordem cronológica, pois a maioria dos veteranos que se inscrevem no certame estão entre as idades de 45 a 60 anos.

                Sabendo-se que hoje a idade de 35 anos é avaliada de forma mais evolutiva em termos de condição física, até porque existem alguns jogadores profissionais que já alcançaram tal idade e continuam jogando profissionalmente, imperioso reconhecer que não há como comparar um jogador de 35 anos enfrentando um outro de 50 anos. Esses quinze anos que separam os dois é uma distância considerável, quando visualizada em termos de vitalidade.

               Além desse aspecto, a cada ano que passa esse gráfico descentente pesa muito mais para o atleta mais velho (com essa diferença de dez a quinze anos). Aliás, muitos veteranos ficam mais velho, conquanto aquele outro atleta que aspira alcançar a idade mínima (35 anos), torna-se um caçula a participar do certame, tendo nítida vantagem. O mais grave é que estamons sentido tudo isso dentro de campo, pois nem sempre é possível dividir todos os atletas de 35 anos em cada equipe, considerando que alguns deles são mais técnicos de que a maioria dos inscritos. Assim, deparamos com equipes melhores tecnicamente em face desse detalhe, prejudicando o equilíbrio da competição.

                O pior é que a cada ano que passa o problema vai se agigantando, porque aquele atleta que uma dia não pertencia aos veteranos passa a pertencer, prejudicando o certame, porque, afinal, a disputa perde o sentido, pois o seu objetivo é partilhar a competição através da disputas entre atletas de mesma condição física.

                Pois bem! O que fazer é a questão? Digo isso porque vejo em nossas dicussões na "Bancada da Bola" aquele colegas que esperam ansiosamente para terem a idade para participar desse certame. Reclamam e dizem que logo agora que estão em vésperas de chegar à idade limite, falam-se em mudanças e pedem que essas alterações não sejam executadas.

               Porém, digo o seguinte: O mesmo ocorre com o Campeonato Aberto que fazemos no 1º semestre do ano, ou seja, os veteranos estão cada vez mais dando espaço aos jovens e muitos não querem se inscrever em face dessa realidade, posto que não conseguem mais acompanhar o preparo físico de um menino. Muitos deles se escrevem para comandar a equipe ou para jogar alguns minutos...

               O reverso da medalha deve ocorrer com o Campeonato de Veteranos que deve continuar, a meu ver, partilhado entre atletas de idade mais vançada, sob pena deste campeonato ir morrendo com o passar dos anos.

                Entretanto, não queremos que as coisas sejam decididas de uma forma unilateral ou sem discussão. O que a Diretoria Esportiva deseja é que essas questões sejam analisadas com cautela por todos os interessados e que cada um possa emitir sua opinião. Queremos receber a atenção de todos, daí a razão deste debate, que deve se estender á todos aqueles que colocam o nome à disposição para os dois certames.

                  Evidente que a discussão que se abre não é radicalizar e nem tomar rumos incertos, mas sim ouvir os interessados.

                  Entretanto, não podemos deixar que cada um se manifeste sem dar-lhes um horizonte de opção, porque correríamos o risco de desvirtuar o propósito do certame. Assim, começo esta discussão dando seis alternativas, que não considero fechadas, pois podem sofrer alterações dependendo da opiniões que porventura tenham um alcance de maior adeptos:

                 As alterantivas são:

                  a) Radicalizar - aumentando o teto da idade p/ 40 anos.

                 b) Radicalizar - aumentando gradativamente o teto da idade (primeiro ano: 38 anos e assim consecutivamente).

                 c) Democratizar - permitindo a inscrição de um atleta maior de 35 anos em cada equipe (com idade de inscrição: 40 anos)

                  d) Democratizar - permitindo a inscrição de dois atletas maior de 35 anos em cada equipe.(com idade de inscrição: 40 anos).

                 e) Democratizar - permitindo a inscrição de um atleta maior de 30 anos em cada equipe (com idade de inscrição: 38 anos).

                 f) Democratizar - fazendo duas categorias, divindindo entre duas faixas etárias em jogos simultâneos (proposta do Alziro);

                 g) Democratizar - deixando a inscrição livre a partir da idade mínima de 35 anos, porém, com restrição para jogar. Ficando autorizado dentro de campo apenas os dois 'força livre' e os atletas restantes de 40 anos acima. (Proposta do Flávio).



Imagens

Veteranos como os Fordinhos...

Comentários (31)

Enviado por: Valdir, em: 09/08/2009 18:46
Hélio ... seria interessante saber a quantidade de atletas do último campeonato que se enquadram na faixa de 35 a 40 anos. Assim, teríamos um número exato de atletas que se enquadram na exceção. Analisando as propostas, neste momento, indico a opção "D".

Enviado por: Paco, em: 10/08/2009 05:17
Realmente a diferença entre os "Fordinhos" e o "Honda Cívic", é muito grande, na Fórmula Um já se pensa em mudança para que não haja tanta vantagem de uns para outros, e o campeonato de veteranos também tem que haver esta concientização, portanto, sou a favor da mudança, não dá mais para correr atrás desta garotada, indico a opção "C".

Enviado por: Jorge Batista, em: 10/08/2009 11:26
Acompanho o voto do Paco. Um abraço a todos.

Enviado por: edson, em: 10/08/2009 13:47
Toda mudança causa descontentamento mas é hora de, com sabedoria,solucionar o problema.A ESTATISTICA É CLARA. Fico com a opçao "D".

Enviado por: Alziro, em: 11/08/2009 09:11
Já que o amigo Machadinho nos colocou seis alternativas e apresentou apenas cinco (a, b, c, d, e), bem como, eu já pensava em uma outra alternativa, da qual já falei nos bastidores com colegas como Toninho, Edson e o próprio Machadinho, então - democraticamente - e com datíssima vênia, proponho, como 6ª alternativa, que se faça o campeonato de vetera dividido em duas categorias, com quatro equipes casa, com rodadas simultâneas, dependendo da quantidade de atletas e idade destes (ex.: 4 times de 30 a 40 e 4 times de acima de 40, ou 4 de 32 a 42 e 4 de > de 42, ou como melhor faixa se moldarem os atletas. No meu ver, a única despesa a + que teríamos, seria com a premiação. Ke tal?

Enviado por: Observador, em: 11/08/2009 10:40
Olha a turma boa que pode ficar fora do campeonato, caso mude o regulamento: Mohamed, Fabão, Bossay, Anderson Pironcelli, Flávio, Emerson (paraguaio), e muitos outros cobras que não têm 40 anos. Seria uma perda grande para o certame de 2009. Para não prejudicá-los, caso não haja outra solução, sugiro a alternativa D, com a ressalva do sempre atento Valdir.

Enviado por: k10, em: 11/08/2009 10:46
Proposta muito boa do Alziro, gostei, achei ótima idéia mas é claro estamos começando um debate ainda.

Enviado por: k10, em: 11/08/2009 10:55
Apenas pra lembrar que as categorias existentes hoje em nosso calendário esportivo brasileiro são várias, e em nossos campeonatos existem várias diferenças de categorias, desde de juvenis áte seniors, veterano não é a palávra que cabe em nosso campeonato do segundo semestre, mesmo porque, passou dos 40 ja é considerado master e sub-senior depois dos 50 ja é seniors e apesar de alguns acharem que 2,5 ou 10 anos não fazem diferenças, faz sim e muito.

Enviado por: Hélio, em: 11/08/2009 11:29
Quero esclarecer ao manifestante com o pseudônimo de Observador que os atletas que ele cita que ficaria de fora não é bem verdade, pois tais jogadores entrariam na faixa de 35 anos acima. Ou seja, a inscrição seria para 40 anos, mas eles entrariam na exceção. Na verdade o campeonato ficará reduzido, com esse critério. Essas vagas seriam elitizadas e só entraria os atletas que fossem filiados e alcançasse o teto mínimo (35 anos) e os convidados que há um bom tempo fazem parte do campeonato...Se fosse permitido dois de 35 em cada equipe, teríamos um número de 14 desses atletas, considerando que o campeonato é realizado com 07 equipes.

Enviado por: Observador, em: 11/08/2009 14:52
Caro Hélio, o esclarecimento acima é oportuno. No entanto, a questão é boa e tormentosa e necessita de maiores discussões. Como avaliado pelo Valdir, há necessidade de averiguar o número de participantes do último vetera com idade entre 35 a 40 anos, para que possamos ter um parâmetro real de quantas jogadores desta faixa de idade estarão e poderão participar. abraços

Enviado por: Alziro, em: 11/08/2009 19:31
Acho que o Observador é o Valdir. É muita pagação de pau!!! rsrsrsrsrsrsrsrsr

Enviado por: Alziro, em: 11/08/2009 21:35
Revendo a foto ali em cima, penso que eu estou mais para Rural, do que para Fordinho. A Rural é robusta, mas tem problema de direção, e, principalmente de freios; às vezes o carburador não tem potênca suficiente para conduzir o peso da carroceria. Porém, na chuva, pode superar o moderno Civic... hahahahahahaha puf puf puf cof cof cof brrrrrrrrr

Enviado por: Hélio, em: 12/08/2009 07:11
Estou em busca do material do veterano de 2008 e não estou conseguindo encontrar. Solicito ao Alex que faça uma varredura nas anotações do ano passado, para ver se encontra uma cópia da inscrição original. Precisamos saber quantos atletas abaixo de 40 anos se inscreveu, para termos uma noção do número de vagas que temos de deixar disponível para tal faixa etária...

Enviado por: Alcirio Glagau., em: 12/08/2009 08:31
Como bom desportista e amante do futebol, endendo que veterano é acima dos 40 anos por essa razão estou de acordo com à alternativa "D".

Enviado por: Jose Alberto dos Santos Junior Presidente da DEL/SIND/CGR., em: 12/08/2009 10:44
Tudo tem seu tempo de duração, somente os diamantes são eternos, posto isto gostaria de dizer o seguinte: já que o campeonato aberto não tem limite de idade para inscrição e considerando que os atletas de mais idade não tem como competir em condições de igualdade, que seja então limitado a idade maxima em ate 40 anos, e que o campeonato de veteranos apartir desta idade então. Gostaria de lembrar a todos que o Direito de um começa onde termina o do outro. Sem mais um abraço a todos.

Enviado por: Hélio da Rosa Machado, em: 12/08/2009 16:09
NOTA DE ESCLARECIMENTO: Na data de hoje (12.08.09) encontrei a relação (inscrição original) camp. veteranos de 2008 e constatei que foram inscritos 30 atletas abaixo de 40 anos. Os restantes, ou seja, 61 inscrito ultrapassam a idade de 40 anos. Evidente que desses 30 pode haver um enxugamento (triagem) e podemos reduzir esse rol para a metade. Haverá uma defasagem de inscritos se fizermos o cotejo matemático, entretanto, com a nova regra poderá haver um número maior de inscritos acima de 40 anos. Importante frisar, que essas vagas (abaixo de 40 anos) visam garantir aqueles colegas que ainda não completaram os 40 anos, além do que quando eles tiverem completado a vaga fica para quem está ingressando na idade mínima. Assim, ficaria garantida a vaga dos futuros colegas que almejam participar do certame...

Enviado por: Hélio da Rosa Machado, em: 12/08/2009 16:14
Retificando: O restante (acima de 40 anos) é maior do que número acima citado, ou seja, são 68 atletas, posto que o número total de inscritos é 98, ou seja, 14 atletas distribuídos em 07 equipes.

Enviado por: Flávio Vidal, em: 13/08/2009 08:30
Voto na alternativa "D". 1) Dúvida: A idade que todos mencionam supra, leva em conta, o ano em que o atleta completa 40 anos, ou seja, todos os nascidos em 1969 ou a data da inscrição. 2) Quanto a limitação da idade, entendo ser totalmente pertinente, devendo ser estabelecida a idade de 40 anos. 3) No que tange, aos jogadores com idade abaixo de 40 anos, sugiro, que não limitem a inscrição, dando margem para que todos aqueles que participam regularmente do campeonato possam continuar no certame desse ano; entretanto, limite a participação de dois "forças livres", jogadores abaixo de 40 anos, para entrarem em campo. Resumindo: Inscrição aberta a todos os jogadores acima de 35 anos, com a ressalva de que só poderá ficar em campo dois forças livres, ou seja, se a equipe tiver mais do que dois jogadores com idade entre 35 e 40 anos a substituição deverá ocorrer entre eles, sai um força livre para entrar outro. É a minha sugestão.

Enviado por: Osvaldo, em: 13/08/2009 13:25
Acompanho a proposta do Flávio. Voto na alternativa D, permitindo-se até a participação de mais atletas entre 35-40 anos, porém, em campo, somente será permitida a presença de 02 atletas desta faixa etária.

Enviado por: Bossay, em: 13/08/2009 13:36
A proposta do Flávio é boa. Anoto ainda que, se pegar de parâmetro o nº de jogadores abaixo de 40 do último campeonato, daria uma média de 4 jogadores por time na referida idade, considerando 7 equipes. Assim, sugiro a alternativa D com a complementação resssaltada pelo Flávio.

Enviado por: bofinho, em: 13/08/2009 13:44
hum! deixa eu ver...acompanho o Flávio...hum! que bofage.

Enviado por: Hélio , em: 13/08/2009 13:49
Proposta do Flávio (um pouco diferente), acrescentada nos itens de opção...

Enviado por: BOSSAY, em: 13/08/2009 14:59
RETIFICANDO: ALTERNATIVA "G"

Enviado por: Flávio Vidal, em: 13/08/2009 14:59
Retifico meu voto, mudando de "D" para "G".

Enviado por: Valdir ... Presente para Bossay e Flávio, em: 13/08/2009 16:15
Segue um pequeno cálculo quanto à nova proposta: Considerando que o goleiro é livre ... teremos em média 4 atletas abaixo de 40 anos por equipe (totalizando 28 jogadores/7 equipes). Considerando ainda uma média de 14 atletas por equipe (menos o goleiro). Assim serão os jogos: 8 Fordinhos (ou mais) jogando bola e sempre 2 (ou menos) no banco. Quanto aos guris, sempre 2 (ou mais) no banco.

Enviado por: k10, em: 13/08/2009 16:49
O problema maior é que temos vários fordinhos a diesel e alguns já com injeção eletrônica,( aí valdir) temos rural bem conservada e umas KOMBIS bem velhinhas e até novas queimando óleo( aí fabão) e a maioria nem o amortecedor presta, tem uns que só ficam na garagem esperando frete, outros levando verdura o dia todo, aí não há motor que aguenta né ! Sem falar nos semi-novos que estão batendo biela e com folga no anel e o escapamento ja esta arrastando no chão e os flex (aí cafus), sem falar nos que estão na oficina (aí alcirio) e os que depois de umas batidas já não são os memos e os que pularam a correia dentada( aí paulo goleiro), e os sem cobertura e que podem danificar o teto( ai paco) por tudo isto é que sugiro criar uma nova categoria, QUE COM UM A VISTORIA NO detran, CERTAMENTE SERIAMOS CHAMADOS DE... Perda total, meia boca, 3 em 1, isentos de ipva, sem condiçoes de trafegar, péssimo estado ou quase fundido, mas o mais importante é que os nossos veteranos daqui um tempo poderão ser chamados SIMPLESMENTE DE CATEGORIA RELÍQUIAS, pois no passado brilharam, encheram os ólhos e deram muitas alegrias.

Enviado por: Alziro, em: 13/08/2009 19:37
Emendando a mensagem do K-10: Tem ainda os MAVERICK. No passado até foi sucesso; agora, só bebe! (aí Machadinho, Cezinha, Wilfrid...)

Enviado por: Paco, em: 14/08/2009 09:33
K10, pensei que você só entendia de marcenaria, que é isso, sabe de futebol, mecânica, funilaria e mais alguns. sem contar a bofagem... abçs

Enviado por: valdecir m. r. machado, em: 19/08/2009 12:11
fico com a proposta do paco, alternativa D

Enviado por: fabio, em: 19/08/2009 16:58
democraticamente a d e a mais coerente um abraço.

Enviado por: Alex, em: 21/08/2009 18:13
a opção mas certa é letra A, tem que radicalizar, mesmo porque o campeonato ja diz veterano, eu joguei o primeiro campeonato que foi em 2003, naquele campeonato jogou eu, marcelo gauchinho, tula e o marcinho no qual foi campeão com o Alcirio 5 de julho, ai viram a necessidade de mudança, e subiram a idade para 35, não pude jogar mais, agora que falta apenas 5 anos pra eu pode jogar vão mudar a idade, então redicalize logo, muda pra 40, porque ai eu vou me conforma com 10 anos apenas, rsr, e outra o campeonato tanto o aberto como o veterano, sempre esta tendo um numero de atletas com idade acima de 40, então logo, não vai faltar atleta, alias tem um monte de gente ja me ligando, para saber quando começa? se vai ou não ser so acima de 40? gente que nunca mais jogou bola, então, vamos aguarda o resultado. lembrando que penso nos colegas que a anos estão esperando pra jogar o vetera, que o caso do nosso amigo Piron, mas pra quem ja esperou 5 anos, mas 5 anos não vai fazer diferença rsrsrs. abraços

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)