Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.762.993 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2023
Veterano 2022
Veterano 2021
Veterano 2019
Veterano 2018

TARDE DE BOM FUTEBOL!


Publicada em: 27/09/2015 19:04
por: Hélio da Rosa Machado

 

Pois é! Demorou, mas começou!

Apesar de serem só seis times, já dá pra ver que esse ano o campeonato vai ser dos mais difíceis dos últimos anos. Tamanha a qualidade dos inscritos e também o bom trabalho no sorteio das equipes, visto que o espelho que deu imagem superficial da arrancada refletiu times bem ajustados e competitivos.

Foi um torneio início de apresentação e de estudos, como é peculiar na grande largada dessa competição. E pelos comentários aqui do site já tem gente escolhendo o favorito. Esse é o grande lance do certame, uma vez que todo ano as coisas andam por águas revoltas, onde ninguém sabe qual a equipe que vai figurar no pódio mais alto.

De concreto mesmo foi a boa performance da equipe da Bolívia que se saiu vitoriosa. Levou o primeiro título do aberto de 2015. Embora tenha sido favorecida pelo chamado ´chapéu´, não há dúvida de que mereceu o troféu tanto que aplicou uma goleada de 4 x 1 na equipe do Brasil, no jogo derradeiro.

Entretanto, muito cedo para se dizer que esta ou aquela equipe seria a melhor ou favorita ao título. Muita água ainda vai rolar debaixo dessa ponte. O Torneio Início é só um aperitivo e que não demonstra de forma concreta o potencial das equipes, tendo em vista que nesse ensejo muitos jogadores ainda são desconhecidos, outros ainda não chegaram definitivamente para a competição, em face ao curto intervalo de tempo entre o sorteio e a rodada.

A coisa ‘vai pegar’ mesmo no próximo sábado. Será aí nessa primeira rodada que as equipes já estarão mais ou menos preparadas para enfrentar (com bom potencial) o adversário. Certamente que os elencos estarão mais concretos, os goleiros já estarão definidos e os jogadores mais conhecidos, cujos tópicos permitem ao técnico ser mais objetivo no comando da equipe.

Pareceu-me que a gurizada está bem a fim de jogar bola. Isso é o mais importante. Esperamos que eles priorizem a competição. Que não fiquem ‘pulando de galho em galho’. O atleta que assim procede não tem perfil para participar de nossa competição. Um belo gramado. Com arquibancada quase cheia. Com familiares podendo vir assistir e torcer por seus rebentos. Tudo isso faz com que o jogador tenha interesse de vir e correr tudo que pode por seu time.

Interessante reprisar que os times são mistos, numa mistura entre jovens e veteranos. Esse também é um ingrediente que torna a disputa bem interessante já que há mescla de experiência com vitalidade e qualidade técnica. Quem ganha são os torcedores que comparecem nos sábados à tarde em nossa arena esportiva.

É bom também que os mais jovens respeitem os mais velhos. Alguns deles servem para serem seus pais ou avôs. Isso deve gerar um clima de disciplina ética no sentido de que a vitalidade dos jovens não implique em jogadas ríspidas e desproporcionais que venham a causar lesões nos atletas mais velhos.

Essa competição só crescerá e se tornará mais sustentável do que já é se esse fair player se tornar uma constante no que diz respeito aos mais jovens terem a sensibilidade de não machucar os atletas mais veteranos. Salvo quando for uma jogada casual e sem o ímpeto de uma entrada que podemos chamar de anti-desportiva.

No mais, bom campeonato a todos. Que vençam as equipes mais organizadas e mais empenhadas dentro de campo. 



Imagens

BOLÍVIA FEZ A FESTA NO TORNEIO INÍCIO.

Comentários (0)

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)