Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.073.380 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino
Contato

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2018
Veterano 2017
Veterano 2016
Aberto 2015
Veterano 2015

O recesso do aposentado!


Publicada em: 18/12/2015 20:08
por: Hélio da Rosa Machado

O que é recesso?

 

Não se assustem com a pergunta. Não está sendo feita por um ignorante. É feita apenas por um aposentado na tentativa de demonstrar o que isso significa para aquele tem um recesso mais longo que os outros. Falo do recesso do aposentado!

Quando aposentamos, na maioria das vezes, parece que a véspera é a mais alegre de todas. Quando passa a primeira semana alguns entram em pânico. E se perguntam: Será como antes? Outros vão para os psicanalistas porque ficam deprimidos. Não é o meu caso, com certeza! Tenho um espírito compassivo com a realidade imposta pelo destino. Aceito com naturalidade as mudanças que o tempo impõe. Com a aposentadoria não seria diferente, afinal, é uma etapa da vida que todos esperam.

O único baque que senti foi a falta de calendário. Ou melhor, não a falta dele, mas o descompasso entre dias de semana e dias de feriados ou de descanso para quem está na ativa. Sucede que para o aposentado deixa de haver domingo ou segunda, salvo, quando há alguma expectativa de um evento, visto que este sim tem importância e, na maioria das vezes, são realizados nos finais de semana, porque, graças a Deus, existe mais gente na ativa do que gente aposentada.

Boa parte do funcionalismo público entra em recesso hoje e isto me inspirou fazer esta matéria. Lembrei-me do frisson que eu ficava quando este dia se aproximava. Quando chegava, então, era aquela alegria contagiante. Evidente que se trata de um período de descanso espichado para alguns setores dos trabalhadores. Para outros, não é bem assim. Talvez seja nesta época do ano que mais trabalham, especialmente, para aqueles que atuam no comércio.

Na verdade a minha pergunta acima, nada mais é do que uma ironia com aqueles que estão na ativa. Recesso para mim não é só nestes últimos dias do ano de 2015 e nem será nos primeiros dias do ano de 2016. Meu recesso é anual. Desde junho de 2014 entrei em recesso e estou até agora. Sinto-me bem e com tempo de me dedicar às coisas mais longas como apreciar com mais avidez a natureza. Ir a uma pescaria em dia de semana e evitar o grande trânsito de pescadores nos feriados. Ver um filme com mais tempo para apreciar os detalhes e se possível voltar o play para entender melhor o episódio.

Para mim esta época do ano não é recesso. É apenas final de ano e isso basta. É nessa época que tudo acontece. As pessoas ficam mais dóceis. É tempo de viagem. É hora de se dar presente. O momento certo para se abraçar e desejar tudo do bom para os dias que virão. Não é tempo de descanso. É tempo para ser mais benevolente. Ficar mais atento com as datas comemorativas. Ser mais tolerante. Olhar com olhos mais vibrantes a beleza natural das coisas. Agradecer a Deus por nos dar tantas coisas lindas que ficam espreitadas ao nosso redor, sem precisar pagar imposto. Olhar as obras Divinas com intensidade. Enxergar a grandiosidade de sermos racionais e, como tal, podermos agir em nome do bem.

 



Imagens

Bom recesso a todos da ativa.

Bom recesso a todos da ativa.

Comentários (1)

Enviado por: RUYMAR, em: 19/12/2015 12:35
Eu ainda chego lá, só faltam 3.650 dias para chegar nesse tão esperado recesso prolongado e aí sim curtir um pouco mais da vida junto aos familiares e amigos, contando é claro com a misericórdia de DEUS porque o futuro a ELE pertence e somente ELE sabe realmente o nosso destino enquanto estivermos nessa andança pela terra..........................

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)