Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.072.359 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino
Contato

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2018
Veterano 2017
Veterano 2016
Aberto 2015
Veterano 2015

CONCENTRAÇÃO E DISTRAÇÃO!


Publicada em: 20/06/2016 08:41
por: Hélio da Rosa Machado

                   Estou lançando esta matéria de minha autoria aqui em nosso site, porque entendo que é de fundamental importância para quem ainda está na ativa e deseja conquistar resultados positivos na função que se dispôs a trabalhar...

Esse é um tema bem oportuno e útil para as ações do dia a dia. Tudo que vamos fazer sempre estaremos com a iniciativa voltada para dois estados de espírito: concentração ou distração.

Por mais simples que seja o trabalho, sem a devida concentração correremos o risco de a ação não ter o sucesso almejado. O importante é manter o foco. Isso é uma regra humana importantíssima e que muitas vezes ‘passamos batido’ porque temos o hábito de agir pelo condicionamento ou pela percepção rotineira daquela tarefa. Temos a noção (errada) de que já sabemos tudo e que essa assertiva irá conduzir a labuta de forma satisfatória. Ledo engano!

Se colocarmos a água para esquentar e não dermos a devida atenção para aquele ato como atividade principal, fatalmente incorreremos em um erro que pode levar até a um incêndio. Isso é corriqueiro na vida das pessoas. As atividades virtuais paralelas desviam a atenção da tarefa.

Eu tenho um exemplo de atividade no início das minhas funções laborais que me ajudou a corrigir essa disfunção nas minhas atividades humanas. Eu trabalhava com processo e minha mesa era bem perto de uma janela no sexto andar de um edifício. A pessoa responsável pelo setor me alertava que era para eu ter cuidado ao manusear as folhas do processo quando estavam desprendidas, porque ora ou outra poderia vir um vento e levá-las pela janela. Ouvi, mas sem a devida atenção! Um dia o fato aconteceu. Sorte minha que eram folhas de uma petição que tinha cópia. Isso foi uma lição pra mim. Aprendi a me concentrar mais no que faço.

Pra mim não existe um trabalho mais importante que o outro. Todos são importantes. Exigem da gente dedicação exclusiva para aquilo que nos propomos a fazer. Se não agirmos dessa forma o serviço não terá uma conclusão satisfatória. Será incompleto ou feito de forma ‘matada’ como diz o provérbio popular.

Outra coisa que considero de fundamental importância é a organização, o zelo, a disciplina. Qualquer coisa que vamos fazer temos de nos preparar por etapas. Vencendo etapas vamos construindo a pirâmide com base sólida. Caso contrário ela tende a ruir no final, ou no muito, o seu acabamento carece de um toque especial que alguém mais atento irá perceber.

Aliás, vencer etapas é o que dá a motivação para o serviço. Quando fazemos algo com atenção, concentração e zelo a cada pedaço que vamos concluindo temos a certeza que lá no final a coisa chegará bem perto do ideal. Digo, bem perto, porque o ideal é algo quase inatingível para quem quer chegar bem no limite da perfeição.

Isso tudo não se confunde com o dom que cada um carrega dentro de si. Este sim tem uma escala para cada um. Há aqueles mais talentosos.

Entretanto, de uma maneira geral, quem se profissionaliza em determinada atribuição deve sempre querer se aproximar do quase ideal. E isso só vai ocorrer com muita concentração. Parece que na nossa alma há uma simbiose entre o real e o cósmico. Quando nos concentramos, essa simbiose faz a junção do real com o transcendental. Aí surgem os melhores resultados para qualquer tipo de tarefa humana.

  



Imagens

Concentração é a base de tudo, seja no esporte ou no trabalho de cada um.

Comentários (0)

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)