Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.324.085 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino
Contato

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2019
Veterano 2018
Veterano 2017
Veterano 2016
Aberto 2015
Veterano 2015

Copiando discurso...


Publicada em: 09/08/2011 12:48
por: Hélio da Rosa Machado

                    Ao acessar, nesta data, o ilustrado blog da ESPROVAL; a nossa conhecida Escolinha do Valdecir, deparei com uma homenagem à minha pessoa, ou seja, um discurso escrito pelo blogueiro Alguimar (meu amigo Guima).

                     Não resisti à tentação e pedi autorização para também publicá-lo neste nosso espaço virtual, afinal, aquele blog e nosse site, são coirmãos.

                      Além do que, sei que a homenagem foi sincera e autêntica, pois vinda de uma pessoa muita preciosa naquele blog, por estar se transformando em alguém que movimenta os assuntos da ESPROVAL. Achei que seria importante que todos conheçam a opinião daqueles que nutrem o hábito do elogio. Afinal, todos fazemos trabalho gratuito, cujo retorno só é alcançado quando alguém nos valoriza.

                       Segue o discurso:

"Querido amigos e seguidores/leitores do nosso blog da ESPROVAL, quero nesta segunda-feira, dia oito de agosto de 2011, pedir licença a todos vocês para homenagear o diretor do HMFFCS (Hélio Machado Filhos & Futebol Clube Show), o nosso querido Hélio Rosa Machado, que na quinta-feira passada, 04/08/2011, através da indicação do vereador Athayde Néri, foi contemplado pela Câmara Municipal, com o título de cidadão Campograndense. Pedirei também, de antemão, excusas ao homenageado em nosso discurso, para dizer que, nessa oportunidade, fugindo do óbvio e da lembrança generalizada e bastante admirada, de Vossa Senhoria como um respeitável esportista, um "Charles Müller do futebol do Poder Judiciário", quero primeiramente referendar o homem, o cidadão e somente , depois farei menção ao fã ardoroso e praticante incansável do esporte ludopédico-bretão. Faço isso com a intenção de corrigir um equívoco advindo de muitas pessoas que o admiram enquanto desportista: antes do futebol, da liderança esportiva conduzindo as peladas, dos jogos amistosos, dos campeonatos aberto e veterano na Arena "Machadão", vem o homem! O homem vem antes do futebol, porque é o homem com suas qualidades intrínsecas que se consuma no que é pra ser. Qualidades essas, que no seu caso específico, se consumaram para o tornar uma liderança esportiva em nosso pequeno, porém muito querido, cenário esportivo. Feita esta pequena ressalva a respeito do homem e do futebol, segundamente, afirmo que a honraria concedida faz justiça ao nobre cavalheiro que, tendo deixado a pequena cidade de Amambai anos atrás, veio para Campo Grande para estudar, trabalhar e vencer. Sabemos Hélio, que em Amambai, a pequena e fronteiriça Amambai, ainda mora em seu coração através das recordações primeiras de uma infância vivida no interior. Infância esta que vez por outra você descreve em suas crônicas postadas no Mão na Taça e no Recanto das Letras, onde assina seus trabalhos com o pseudônimo de Machadinho. Mas se em Amambai ainda sobrevive dentro do seu ser, através das lembranças primárias da vida e da juventude, nas deliciosas crônicas que só o seu espírito de escritor é capaz de conceber, é necessário dizer que foi em Campo Grande-MS, que fez morada o seu coração. Foi aqui, a terra de Antônio Pereira, que voluntariamente tornou-a seu porto seguro. Aqui, na cidade morena da região Centro Oeste, que jovem ainda, decidiu lançar âncoras para estudar e viver.

Nos corredores e correrias da antiga FUCMAT, nas discussões políticas e literárias em sala de aula, nos excessos etílicos cometidos no Nagibão, nas serestas sem violão, tendo como seresteiro o Medina, na criação da ASPJMS, que o desenho de homem foi tomando o formato da perserverança, da solidariedade, da competência, da seriedade,do equilíbrio e da busca da serenidade. Lembro que o gosto do futebol já estava ali encarnado como uma cor vermelha numa rosa, mas as relações familiares e de amizades é que foram vagarosamente solidificando as qualidades pessoais que o estavam preparando o exercício da liderança esportiva no cenário do futebol "sindijuniano". Após as incursões pela seara sindical, a determinação de dedicar-se áquilo que mais gosta: a prática do esporte bretão! Aprimoradas as qualidades (perserverança, solidariedade, competência, equilíbrio, serenidade) no âmbito familiar e no círculo de amizades estava forjado o aço da liderança para comandar o futebol no Poder Judiciário.

Uma liderança que se tem se estendido ano após ano porque o aço das qualidades é de boa têmpera. Como é sabido nos meandros da engenharia é a fundação sólida que sustenta o edifício no ar! Assim também, caro Machado, sua liderança é longa porque esta alicerçada nos princípios da lealdade, da camaradagem e da honestidade! Antes do futebol, reafirmo, vem o homem! Um grande abraço e bom futebol pra todos nós por muitos e muitos anos Hélio Machado, cidadão amambaiense de nascimento;campograndense de título, família, vida e coração".



Imagens

Guima discursando na Tribuna da Câmara Municipal.

Comentários (1)

Enviado por: Hélio, em: 09/08/2011 13:08
Só um detalhe com relação ao conteúdo do discurso...O evento ainda não aconteceu...Será realizado no dia 25.8.11, às 20 hs, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes.

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)