Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.334.525 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino
Contato

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2019
Veterano 2018
Veterano 2017
Veterano 2016
Aberto 2015
Veterano 2015

A emoção falou mais forte.


Publicada em: 03/10/2011 09:10
por: Hélio da Rosa Machado

                  O dia ontem (2.10.2011), foi o mais significativo para este velho coração cinquentenário, dentro da sua história de homem campo-grandense, visto que desde as primeiras horas da manhã estava recebendo abraços dos amigos que chegavam para atender ao chamado futebolístico .

                  Após o quorum necessário para a formação das equipes, foram escolhidos os times. De um lado, o azulzinho do aniversariante imitando as cores dos céus de anil. De outro, o vermelho dos amigos da "Bancada da Bola", representando a raça e o suor daqueles se dedicam a tantos anos ao mundo da bola sindijucenses. 

                   Quando me vestia para dar prosseguimento ao dia festivo, meu velho pai, em idade próxima aos 80 anos, saiu de sua Chácara nas cercanias do rio aquidauana, para encontrar-me de surpresa, no próprio vestiário, quando veio abraçar-me com toda a ternura de pai. Na porta do vestiário encontrei sua companheira Cremilda (aposentada do Fórum) que também me desejou todas as felicidades do mundo. Para complementar a presença familiar, meu irmão Aldo Machado e seus filhos Camila e Alex, também vieram para me abraçar.

                   Após esses cumprimentos, a "Bancada da Bola" na sua maioria absoluta, instalava-se na orla do quiosque principal, já que dali pra frente era dado o 'pontapé inicial' para a roda de cornetagem e dos papos descontraídos. O Tucho, para minha surpresa, não queria conversa. O seu objetivo era ajudar no preparo do churrasco. Instalou-se perto da churrasqueira e começou o incansável trabalho, assessorado pelo Valdir Casagranda e, mais tarde, pelo sobrinho do Edson Ferreira (não recordo o nome). Agradeço de coração a esse trio, posto que não fosse por eles, o churrasco não teria sido servido com tanta precisão.

                     Tive a honra de contar com a presença do ilustre Vereado Athayde, juntamente com seu assessor Aldo Eurípedes. Ambos deixaram sua agenda abarrotada de compromissos, para vir até o Sindijus me dar um abraço. São cidadãos que merecem minha estima, pois, são pessoas que sabem valorizar os outros, como membros de uma sociedade ativa. Nossa vida não é um lago que é rodeado por arbustos que inibem a presença de outros seres que necessitam das suas águas. A vida é um lago com sua orla aberta para receber aqueles outros seres que possam se deliciar com suas águas. Aliás, falando em poesia, fiquei muito feliz de receber o livro do autor, poeta e vereador Athayde, intitulado "Tereré com Água Guarani", do qual o amigo vereado extraiu e declamou, em minha homenagem, a poesia Soneto da Amizade.

                     O ponto alto do dia foi a presença dos músicos profissionais pertencentes ao Trio Kantulivre que deram  brilho especial ao encontro. Tratam-se de Augusto (violão, viola e voz), Ademir (baixista e voz) e Célio    Costa (Celinho), exímio sanfoneiro. Tive a honra de receber os CDs: Trio Kantulivre, Por sua culpa! e Serra Azul (solo) de Célio Costa. Tratam-se de músicos consagrados que tiveram presença garantida no último encontro de chamamezeiros da região centro oeste, na cidade de Rio Brilhante, onde atuaram juntamente com Dino Rocha, Tostão Goiano e muitos outros.

                   Nesse aspecto, registre-se, também, a presença dos "Pratas da Casa": Alguimar Amâncio (Guima) e Alziro Amaral (Alzirê), que fizeram   "uma palinha" e mostraram que nosso grupo não se resume em 'boleiros de plantão', mas também de outros componentes de valor que ajudam na evolução do nosso lado cultural. Obrigado a esse valorosa dupla que tanto tem contribuído com nossos eventos. Sentimos a ausência do Fabrício (Fabricê), que está de férias visitando seus parentes em Chapecó-SC e não pode comparecer, mas, mandou sua representante, visto que Jussara ( Baiana), sua namorada, veio nos prestigiar.

                    Entretanto, o instante em que este articulista não se conteve sem esboçar emoção mais forte, foi quando a "Bancada da Bola", representada pelo Edson Ferreira, trouxe homenagem escrita pelo amigo e poeta Alguimar Amâncio, enfatizando todos os laços de amizade e de respeito que esse grupo dileto nutre pelo homenageado. Foi uma surpresa muito agradável, eis que o hábito é que este escritor faça a homenagem através de discurso de agradecimento. Desta vez eram eles que tinham o discurso pronto. Registre-se a inspiração e grande competência do autor do discurso, já que o Guima, que é também redator do blog da ESPROVAL, possui dom nato de exprimir em palavras os sentimentos das pessoas. Obrigado pelas lindas palavras ali empregadas. Farei questão de divulgar neste site essa homenagem.

                   Enfim, saí com alguns amigos ainda estendendo o dia, lá pelas 17:00 hs, já que estes, com a chegada do Emerson Morilho lá pelas 16:30hs, conseguiram fazer o Celinho tirar a sanfone da capa. O Alziro foi até o carro e trouxe o violão que estava guardado. Aí, minha narrativa fica prejudicada, já que, provavelmente, as horas se misturaram com a noite que chegava e eu já não tinha mais energia para acompanhar essa animada galera.

                    Agradeço a todos que tiveram presentes. São esses momentos que solidificam nossa amizade.
 
                     As fotos e vídeos serão publicadas em momento oportuno, além do acervo abaixo.
 


Imagens

Um grupo disposto a enfrentar a jornada diária.

O time vermelho

O time azul

O mestre cuca Tucho, posando com o filho Diego

Trio Kantulivre e o aniversariante

Marisa, meu pai, Cremilda e Celinho

"Bancada da Bola" jogando conversa fora.

Ganhando camisa do Santos e n. 7 da "Bancada da Bola"

Será que beberam alguma coisa: Olha o engradado de baixo da mesa.

Aldo presenteando o aniversariante.

Athayde e Edson no momento dos discursos.

Camila, Heloisa e Cidinho

Guima dando sua palhinha

Alzirê atacando de sanfona

Beto e sua namorada Alessandra prestigiando o evento

Diego trouxe o sogrão para conhecer o Sindijus

Comentários (4)

Enviado por: Alziro, em: 03/10/2011 10:06
Parabéns mais uma vez, amigo Machadinho! Foi uma bela festa. Eventos como esse fazem com que nossos laços de amizade se fortaleçam cada vez mais. Um grande abraço.

Enviado por: k10, em: 03/10/2011 10:21
Parabéns ao nosso amigo Machadinho, muitos felicidades, muitos e muitos anos de vida. Justas homenagens e tudo que fizermos neste sentido será muito pouco por tudo que vc fez, faz e representa para nós que amamos o esporte e principalmente o futebol. Eu estava cheio de trabalho e não pude comparecer a festa, queria ir pelo menos saborear o churrasco, te dar um abraço, mas não deu. Eu tenho certeza que cada amigo seu que compareceu, pode me representar, pois seus amigos também são meus. Felicidades sempre.

Enviado por: Tula, em: 03/10/2011 14:26
Parabens Machado. Muita Saude e Felicidades para você e família. Infelizmente não pude ir nessa, tenho certeza que perdi uma grande festa cheia de calor humano pois vc é uma pessoa muito querida e admirada. Abraço.

Enviado por: Hélio, em: 08/10/2011 15:11
Vendo os vídeos verifiquei que o Valdir Casagranda (que foi o responsável pelas gravações), fez um excelente trabalho, prestigiando de forma ampla os artistas que estavam presentes. Esse trabalho ainda se mostra carente em nosso site, por isso, quando aparece alguém querendo contribuir só temos a agradecer. Espero que o Valdir se integre à equipe Mão na Taça e nosso próximos eventos continue a dar essa contribuição que foi valiosíssima.

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)