Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.775.125 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2023
Veterano 2022
Veterano 2021
Veterano 2019
Veterano 2018

Discurso da "Bancada da Bola"


Publicada em: 03/10/2011 14:01
por: Hélio da Rosa Machado

                    Prezados internautas:

                    Não poderia deixar de publicar o discurso lido pelo Edson Ferreira no dia do meu aniversário e de autoria do amigo Alguimar Amâncio da Silva, visto que seu conteúdo denota o quanto esse grupo dileto se preocupa em render homenagens a quem lhes tem estima. Conforme já expus na matéria anterior, fique muito lisonjeado e orgulhoso de ter amigos de tamanha envergadura moral. São esses momentos de reconhecimento que encentivam àqueles que trabalham a continuar em frente com aquilo gostamos, afinal, nossas afinidades é que nos deixam tão próximos como seres humanos. SEGUE O TEXTO:

         Discurso de aniversário ao nobilíssimo amigo Hélio Machado!

 

Aqui estamos nesse dia para comemorarmos e “bebemorarmos” os cinqüenta e quatro anos do nosso amigo Helio Machado. Pedimos então a necessária licença ao nosso querido amigo, para conceder a mesma gentileza e carinho que, humildemente e sapientemente, você tem concedido aos aniversariantes da “Bancada da Bola”: um discurso de aniversário para enaltecer as qualidades de Vossa Senhoria!  Sendo assim, meu querido Hélio Machado você que, nas datas festivas de aniversários dos integrantes da “Bancada da Bola”, tem se notabilizado pelo discurso enaltecendo e engrandecendo as pessoas,  nessa oportunidade, não poderíamos deixar por menos, nessa data e, carinhosamente, rascunhamos também, como é do seu feitio, algumas palavras, com a intenção de homenageá-lo.

A tarefa meu amigo, confessamos, não é fácil! Pois veja bem o tamanho e a complexidade da nossa missão:

1) exaltar as qualidades pessoais intrínsecas ao seu ser; e, ainda, ao exaltar suas qualidades, ser capaz de  traduzir em palavras o sentimento e admiração que, nós, os apelidados carinhosamente de  “A bancada da bola”, nutrimos  por você! 

Sabendo das dificuldades, ainda assim, insistimos e nos esforçamos, escrevendo um discurso que, ao menos, esteja minimamente  a altura de uma pessoa tão generosa e grandiosa, quanto você o é! Este nosso exercício de carinho iniciou-se ao tentarmos definir o que é elogiar, exaltar as qualidades de alguém!

Exaltar as qualidades! Tornar visível o que alguns, ás vezes, não consegue vislumbrar, o que muitas vezes não é satisfatoriamente reparado! Reforçar os aspectos positivos, através elogios e atitudes! Expor de maneira sincera e honesta aquilo que a pessoa tem de melhor!  Com a sua capacidade intelectual e literária Machado, você tem feito isto de uma maneira que nos parece simples. A cada aniversário você é capaz de encontrar as palavras certas, a frase exata,  o discurso no tom moderado, bem elaborado, a oratória prazerosa  que descreve fielmente as qualidades dos aniversariantes e que enche de admiração, os ouvintes.

Veja, caro amigo Machado, como é árdua a nossa missão! Como é difícil levar a cabo o propósito estabelecido. Exaltar qualidades de uma pessoa! Não, uma pessoa qualquer! Mas sim você, ilustríssimo amigo!  Uma liderança, amiga, sensata, gentil e honesta! Nobre amigo, permita, fazer um hiato, para fazer uma pequena reflexão junto ao grupo da “Bancada da bola”:

Amigos boleiros, parceiros do imperdível futebol de quintas e domingos de manhã,  dos encontros caseiros de música e “goela”, qual a qualidade do Machado que devemos exaltar neste dia? A capacidade intelectual? A faceta literária? A liderança esportiva?

A seriedade nas ações? A musicalidade de sua alma nos saraus do “Fabricê”?

Este é o “X” da questão:  - Como poderíamos destacar apenas uma de suas inúmeras qualidades pessoais, estimado amigo? Haveria uma maneira de falar dessas qualidades pessoais separadamente?

Nós acreditamos ser impossível e por isso tivemos que usar mão de uma metáfora para exaltar, não uma, mas todas as suas qualidades pessoais! Por isso tivemos de buscar uma idéia que contivesse valor, harmonia e beleza. Uma idéia que funcionasse como um símbolo! Símbolo que traz em si o significado e o significante. Por exemplo, todos nós sabemos que a pomba branca é o símbolo da paz,  que a fumaça imediatamente nos faz pensar no fogo. Essa era nossa intenção, simbolizar as suas qualidades pessoais. Algo que remetesse imediatamente de encontro aos valores que você tem dentro de si. Primamos por não dissecar, separar, destacar, exaltar separadamente, quaisqueres umas de suas qualidades pessoais, pois elas estão juntas  por natureza. Daí então nos veio a idéia da luminosidade de suas qualidades pessoais. Sim, a luminosidade de suas qualidades pessoais é como um feixe de luz que clareia os espíritos ao redor. Nos veio então a idéia de algo que brilha, que irradia, que é valoroso e descoberto causa admiração! Qualidades pessoais mais luminosidade! A união destas duas idéias trouxe ás nossas mentes e corações o objeto, o símbolo que buscávamos, embora tão difícil isto comumente seja, a palavra capaz de traduzir nossos sentimentos. Diamante! Diamante! Diamante! Não se assuste companheiro, pois não temos dúvidas ao afirmar que, você, gentil amigo, é como uma pedra rara!  Um diamante único na face da terra. Suas qualidades pessoais, grandioso e terno companheiro, é como o diamante  que encerra multicores! E tal qual um diamante, suas qualidades pessoais é como se fosse cada uma das  facetas desta inestimável pedra, reluzindo a amizade, a caridade, a solidariedade, a coesão grupal, enchendo  de luz e futebol, os nossos olhos e as nossas vidas.  E assim como a luminosidade dessa   pedra valiosa, o dom da amizade, a alma caritativa, a vocação da solidariedade, o espírito organizador e agregador de pessoas, momentos inesquecíveis de amizade e  futebol, estão incrustados em você, de forma cristalina, harmoniosa e bela, generosamente e cuidadosamente esculpido por um grande ourives chamado Deus.

Nesta data de tanta alegria para todos nós, caríssimo amigo Hélio Machado, queremos pedir a Deus, grande ourives do universo, permitir que esse diamante único chamado Hélio Machado, continue fulgurante por muitos e muitos anos, nos campos de futebol de nossa existência,  na vitrine da joalheria de nossas vidas!

 

Feliz aniversário, paz, saúde e felicidade é o que deseja a você todos os integrantes e familiares do grupo “A bancada da bola”! 



Imagens

Alguimar Amâncio - Autor do discurso.

Comentários (2)

Enviado por: laerte [lala], em: 05/10/2011 09:04
o alguimar esta de parabens por por ser o mentor do discurso que deixou todos nos la presentes emocionados.

Enviado por: Emerson e Familia .´., em: 12/10/2011 07:44
Parabens Helio Machado, me sinto muito feliz e ser mais um participante da Bancada da Bola e com isso poder estar ao lado de pessoas boas, parabens Alguimar pelo discurso e assim como o Laerde disse - Também estou emocionado. Muita Saúde a vc. Helio e toda sua Familia - Parabens . . .

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)