Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.302.581 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino
Contato

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2019
Veterano 2018
Veterano 2017
Veterano 2016
Aberto 2015
Veterano 2015

AMPLA VISÃO.


Publicada em: 28/11/2011 15:59
por: Hélio da Rosa Machado

             Quem possui ampla visão? O tema pode ser encarado sob vários aspectos. Poderíamos dizer que possui ampla visão aquele ser que vê ao longe, através de um olhar de lince.

             Podemos também afirmar que o cidadão que planeja e que possui leitura dinâmica de um acontecimento é um ser que possui tino de interpretação que pode ser chamado de uma pessoa de ampla visão. Ou seja, aquele que visualiza algo antes que o fato aconteça é também alguém que possui ampla extensão do que vê além dos olhos, já que neste caso, sua visualização é refletida no seu campo de ação. Por exemplo, um técnico de futebol. Uma partida é vista por uma multidão, mas o treinador é quem deve enxergar o jogo dentro de uma visão ampla de tal forma que possa conseguir o máximo para seu time dentro de campo.

             Admiro o trabalho do técnico de futebol em face das exigências que o cargo requer. Evidente que não temos de visualizar a questão dentro de uma análise perfunctória, sem agregarmos esse trabalho com a perspicácia e a ousadia, já que muitas vezes um treinador é obrigado a abrir mão de determinados mecanismos casuísticos que surgem numa equipe de futebol.

             A ave Condor quando faz aquele vôo longo sob o céu anil, faz uma espreita minuciosa e planejada para poder alcançar bom resultado na sua missão de caça. Ela visa não perder a oportunidade que lhe vem à disposição, porque outro ensejo de tal monta pode ser muito raro, além, é claro, de toda a manobra em torno do vôo rasante que irá exercer no momento do ataque que pode lhe retirar muita energia. Assim, abre mão de qualquer outra estratégia que não seja a de concentrar-se na sua presa e no seu ataque.

             Utilizando o exemplo acima, vejo nossos representantes das equipes do nosso campeonato se esforçando e utilizando de todas as suas experiências, para poder montar um time que seja competitivo e que possa moldar-se dentro de um contorno que vá produzir bons resultados. Não creio que todos possam entender o quanto é difícil administrar vaidades e outros devaneios que surgem no decorrer de uma escalação ou de um ato de substituição etc.

             Creio que estamos caminhando, aos poucos, para a concepção de que não cabe mais ao representante ser o jogador, mas, apenas o técnico, ou aquele que caminha em direção de resultados, por isso deve ter em mente o conjunto e a dinâmica do seu time. O exemplo que é dado por eles (representantes) deve ser assimilado pelos demais membros do grupo. De nada adianta o técnico pensar no time e alguns membros da equipe só pensar neles mesmos. Cada um deve fazer auto-análise, para poder enxergar até que ponto o atleta (eu) está contribuindo com a aspiração do conjunto.

             Aliás, reputo nosso campeonato como algo grandioso nesse universo de conhecimento e de evolução. O representante se desdobra para ter um time competitivo e ao mesmo tempo participativo. O lado eclético da montagem das equipes permite a formação de um elenco extremamente diferente entre si no que diz respeito à capacidade técnica de cada jogador. Assim, é a inteligência do representante e a boa vontade e o discernimento do atleta que irá dimensionar o momento de cada um entrar em campo e participar da partida. Caso estivermos diante de um jogo considerado fácil, com um placar seguro, é hora de todos entrarem e participarem. Se o jogo está difícil, é hora daqueles jogadores que possuírem menor preparo físico ficarem aguardando o momento certo para entrar.

             Ninguém ganha com milagre. Quem quiser ser campeão no próximo sábado, tem de saber que deve ralar e, se for o caso, até abdicar de produzir risco para o conjunto. Caso contrário, quem se achar no direito de produzir riscos estará privilegiando seu próprio ego em desfavor daqueles que querem ser campeões.



Imagens

Apenas um símbolo da mensagem acima.

Comentários (0)