Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.763.082 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2023
Veterano 2022
Veterano 2021
Veterano 2019
Veterano 2018

Uma galeria e mais história...


Publicada em: 08/04/2009 21:48
por: Hélio da Rosa Machado

Você se lembra daquela frase: “Já passou tanta água por debaixo dessa ponte!”. Um provérbio muito próprio para ilustrar a nossa história de ‘boleiros’ inveterados e persistentes. Ainda bem que surgiu este site para que possamos guardar nossos registros, pois em épocas recentes estávamos tendo dificuldade de divulgar e mostrar os acontecimentos que marcaram épocas dentro da nossa entidade classista. Aliás, sempre tivemos dificuldade em divulgar nossos eventos, até porque antigamente as comunicações eram mais oficializadas e por essa razão sempre tivemos impedidos de divulgar algo que pudesse ser censurado nos meios oficiais.

 

Há duas décadas passadas a internet ainda não favorecia as massas da comunicação e por isso utilizávamos o histórico Jornal “Parágrafo Primeiro” (Quem se lembra?), para divulgar nossos eventos sociais e esportivos. Esse jornal serviu de meio de comunicação e informação por muito tempo. Eu próprio cansei de fazer matérias e fazer desenhos manuais, para ilustrar os eventos sociais e esportivos. O criador daquele jornal foi o Emerson Ottoni Prado, que hoje é advogado em Coxim-MS. Vou futricar minhas coisas do passado para ver se acho uma edição e farei uma matéria especial. Tem até uma estória de que o Jornal “Parágrafo Primeiro” serviu de documento para que um Delegado não prendesse um colega nosso que era acusado de um atropelamento. Aquele jornal, através de uma matéria de minha autoria – publicada de forma informal e com muita ironia e gozação – comprovou que nosso colega estava em outro local e não poderia ser o autor de tal acidente de trânsito.

 

O que interessa é que numa dessas incursões ao passado achei muitas fotos que ilustram a evolução de nossa história e achei interessante que viessem á tona neste site, pois são retratos específicos de nossas atividades esportivas que demonstram grande caminhada, através de eventos memoráveis que insistem em permanecer vivos em nossa mente.

 

Voltar ao passado é deparar com uma história arcaica, porém útil para análise do presente, pois serve para mostrar os “atoleiros” do caminho para que possamos “asfaltar” e facilitar nossa caminhada do presente.

 

Precisei viver meio século para entender que a melhor coisa que podemos deixar como legado é uma história de luta e de persistência que serve como uma vitrine visionária do futuro, pois quem sonha e marcha para transformar esse desejo em fatos concretos, acaba percebendo que um dia já vive a realidade e nem percebeu que ela chegou mais cedo do que nós imaginamos.

 

Hoje, além de termos um sindicato organizado e atuante no meio político-reivindicatório, conseguimos estabelecer um ritmo de vida social que são poucos os funcionários públicos que possuem; podemos até incluir os funcionários federais que ganham mais, mas ainda não conseguiram alcançar a nossa performance em organização, cujos resultados são visíveis no cotidiano, pois cada pessoa que conhece nossa sede social não mede elogios quanto à nossa estrutura e nossa capacidade para gerir os nossos eventos esportivos.

 

As fotos que seguem mostram um pouco dessa caminhada que acompanhei bem de perto e que neste momento quero dividir com os nossos simpatizantes.

 

Importante consignar que uma das fotos ilustra a presença de um Padre em um dos nossos festejos. Esse religioso foi levado pelo amigo Valdecir Machado Messias - a pedido nosso - pois até então tinha acontecido muitas coisas desagradáveis, como a morte de um operário durante a construção do poço artesiano, contusões sérias durante os jogos. A providência surtiu resultado, pois depois da sua presença, fazendo as benzeduras necessárias, nunca mais tivemos contusões graves, como quebra de tornozelo, quebra de braço etc.

 

Aos poucos vamos contando como tudo foi acontecendo...

 

 

 

 



Imagens

Foto completa do 1º campeão. Até a mulherada prestigiou. A Marisa era minha namorada. Acredita?

O padre efetuando a benção a que me referi acima...

Olha o peso do 1º troféu. O Roberto Ribeiro teve de ajudar a segurar...

Nesse time tinha até autoridade. Vê se você descobre quem!

Esse é o time completo que foi a Camapuã. O Robson confirmando a sua presença. Confira!

Esse era o tima do Fórum. O primeiro time que joguei aqui no Poder Judiciário. Vê se você lembra de alguém...

Esse foi o primeiro time da antiga ASPJMS. Um timaço. Lembro o nome de todo mundo. E´m pé: Aguinaldo, Zenildo, Vilmar, Falcão, Waldir,Moacir e Sabará. Agachados:Zé Aparecido, Hélio Machado,Jorge Batista, Valdecir, Cezinha e João Arantes

Este é o time mais antigo do Tribunal de Justiça. Tinha até treinador (aquele de roupa do lado direito). Nosso time treinava num Quartel na Av. que vai para o Aeroporto.

O detalhe dessa seleção é a antiga arquibanca. Apelidada na época de velho elefante branco (todo rachada)

Essa é a famosa equipe do Rosinha. Não foi só eu que vesti essa camiseta. Tem outros...Vejam!

Uma de nossas "bebemorações". Vejam o que o Athayde já era chegado...

Naquela época já tinha alguém discursando...Quem será?

Comentários (9)

Enviado por: José Robson, em: 08/04/2009 23:16
Esse tal de Robson é o de bigode?! Credo!!!!

Enviado por: Valdir Casagranda ... DM, em: 08/04/2009 23:41
Mais uma vez o futebol construindo sonhos e provando que a luta por um ideal, não abrindo mão de princípios, vale a pena. Lembrando, caso queiram salvar as fotos, clicar com o botão direito do mouse e "salvar imagem".

Enviado por: Paco, em: 09/04/2009 07:00
Muito legal, eu nem lembrava que usava barba....

Enviado por: Anderson ferramenta., em: 09/04/2009 12:01
na primeira foto to eu no colo do meu pai, nen lembro desse dia, mas ja fazia parte dessa equipe.

Enviado por: Artur M Maecawa, em: 13/04/2009 12:34
No texto "Esse foi o primeiro time da antiga ASPJMS. Um timaço. Lembro o nome de todo mundo. E´m pé: Aguinaldo, Zenildo, Vilmar, Falcão, Waldir,Moacir e Sabará. Agachados:Zé Aparecido, Hélio Machado,Jorge Batista, Valdecir, Cezinha e João Arantes" Onde se lê Waldir leia-se Roberto Werneck (motorista).

Enviado por: Artur M Maecawa, em: 13/04/2009 12:43
No texto "Este é o time mais antigo do Tribunal de Justiça. Tinha até treinador (aquele de roupa do lado direito). Nosso time treinava num Quartel na Av. que vai para o Aeroporto." Não participei dessa partida, mas acrescento: Marcelo, Torraca, Cafure, Zé Robson, Milton, Nelson, Falcão, Wagner Sávio, Haroldo Marcondes, ...,Zenildo, Wilmar, Valdecir, Jorge Batista, Hélio Machado, Edson, Resoli, Miltinho e o seu irmão.

Enviado por: Hélio, em: 13/04/2009 18:02
Com razão Artur. Nada melhor que a ajuda de um amigo que vivenceu todas essas etapas. Obrigado!

Enviado por: Elias Pereira, em: 28/04/2009 11:39
Todos os dias acesso essa página, para relembrar os "doces tempos". Valeu, Machadinho, pela iniciativa. Para quem não me conhece, estou segurando a taça do 1º campeão, junto com o Grande e Impenetrável Moacir.

Enviado por: Zenildo, em: 03/07/2009 15:32
O treinador do time mais antigo do TJ é o Mauro Sá que fora Tenente R/2 na Cia de PE e hoje é Fiscal de Tributos do município de Campo Grande.

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)