Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.771.877 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2023
Veterano 2022
Veterano 2021
Veterano 2019
Veterano 2018

Vamos falar da AMARELINHA.


Publicada em: 25/04/2012 13:05
por: Hélio da Rosa Machado

                    Pois é. Nosso campeonato vai dar uma trégua. É o feriadão que se aproxima.

                     A turma da "Bancada da Bola" vai aproveitar para fazer uma visitinha ao rio aquidauana, para ver se os peixinhos estão a fim de prestigiar nossos craques.

                      Enquanto isso, deixo para os internautas uma crônica que reflete nossos anseios e nossa lutas.

                      Falo da nossa querida 'amarelinha'. Falo sobre a Nação. Falo sobre os brasileiros e suas expectativas para o futuro.

                      Segue a matéria.

A AMARELINHA.

 

Na concepção de Zagalo (ex-técnico da seleção brasileira) a Amarelinha é a camisa da seleção brasileira. Ele não se refere a essa vestimenta apenas para realçar sua cor. Faz questão de assim chamá-la, para ilustrar o jogador brasileiro dentro das quatro linhas do gramado de futebol. Assim, a camisa engloba a maestria das jogadas. Os lances de mestre. Os dribles rumo ao gol. Enfim, o Zagalo deixa claro que a Amarelinha significa luta, suor e a entrega do jogador quando veste a camisa do Brasil.

Vou mais além...

Indago o que significa essa Amarelinha dentro da filosofia de uma Nação?

Não é fácil responder a essa pergunta.

 Temos de olhar com olhos de lince, num vôo de alta performance para vivenciarmos, ao alto, a grande extensão de nossa terra. Nesse momento, algo novo pode surgir dentro do espírito crítico do expectador. No início só vê uma névoa de pessoas caminhando sem rumo. O sacrifício é algo concreto na vida de muitos brasileiros. Essa imagem causa uma sensação de impotência porque as pessoas começam a cansar de lutar dentro de uma mesma trincheira. Essas pessoas estão cheias de dúvidas a ponto de terem a sensação de que nosso País não tem solução. Essa realidade palpável assusta...

Entretanto, esse cenário talvez esteja impregnado de miragem. É o cansaço que leva às alucinações.

Sucede que há uma luz, parece tênue, ofuscada, mas tem uma natureza constante e parece que vai brilhar sempre. Percebe-se a presença da esperança. Esta vem repleta de fé e de religiosidade. Nesse momento somos capazes de perceber que quem veste nossa amarelinha sempre acredita em dias melhores.

Nosso Brasil é cheio de contrastes, mas, seu povo é altruísta e não se deixa abater. As Instituições estão esmigalhadas pelos desmandos e pelas pressões dos poderosos. Entretanto, algo bom já vem acontecendo que é o controle da inflação e de outros mecanismos materiais que corrompem a dignidade das pessoas. Temos enfrentado os problemas com grande sacrifício, mas, achamos que as soluções virão aos poucos e com muita perseverança.

A essência da vida vem descrita no livro Sagrado – pois aquele que crê, sempre alcançará a benção eterna. O que não se pode ter é pressa. O mundo gira devagar; o tempo passa; as pessoas passam, mas também o tempo se renova e as pessoas renascem pelo poder da procriação, por isso não é à toa que os pais estão sempre apostando em seus filhos.

 

Deus criou a terra e junto com ela acrescentou uma dimensão de território - chamado Brasil. Nesse País, a própria natureza se encarregou de oferecer ao seu habitante todas as condições de vida humana. Existe muita água, ar puro, poucos acidentes naturais, muita floresta e uma extensão de terra inigualável onde abriga muitos seres humanos, todos distribuídos conforme a sua natureza e sua aspiração.

 Penso que todos nós, que nascemos no país da Amarelinha podemos contribuir com nosso futuro.  Temos de preservar, construindo o progresso com planejamento e com respeito à natureza. 

O ser humano goza do seu livre arbítrio. Aliás, essa condição também foi delegada a Adão e Eva, cuja história bíblica nos conta fatos semelhantes. Enfim, não há dúvida de que o brasileiro, como qualquer ser humano, não é perfeito.  O fato é que ainda há tempo para que muita coisa possa ser construída e outras que podem ser recuperadas.

Nessa idéia de renovação podemos imaginar que passou pelo País da Amarelinha um rolo compressor. Depois dessa passagem, boa parte da natureza ficou amassada como capim, mas suas raízes se curvaram e não morreram. 

A massa remanescente pode rejuvenescer, fluída pela consciência, pelo altruísmo, pelo trabalho, pela lealdade, pela sinceridade, pelo amor, pela dignidade, enfim, por laços afetivos. Todos devemos entender que só uma ação conjunta pode fazer este país da Amarelinha mudar seu rumo. Essa mudança pode e deve começar com as pessoas que investem em preservação e em progresso sustentável.

O respeito à natureza e o civismo deve ser a educação do homem, seja civil, seja militar ou homem público. A civilidade deve ser a ordem. O amor pela Pátria deve ser o pulsar dos sentimentos pela amarelinha.

  Todos devem lembrar que existe um ser Superior – além dos nossos pequenos limites – Aquele que espera de nós uma atitude digna. Evidente que esse ser Superior não veste apenas a Amarelinha, mas tem nela uma das cores do seu contexto Universal:

A BANDEIRA DO BEM E DA ORDEM MUNDIAL

SIGNIFICA A PAZ ENTRE OS HOMENS.  



Imagens

Muitas das nossas aspirações passa pelo poder do voto.

Comentários (1)

Enviado por: Fábio Pereira, em: 25/04/2012 15:16
Amém!!!!

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)