Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.401.760 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino
Contato

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2021
Veterano 2019
Veterano 2018
Veterano 2017
Veterano 2016
Aberto 2015
Veterano 2015

Considerações necessárias...Alerta aos jovens!!!


Publicada em: 17/04/2009 18:09
por: Hélio da Rosa Machado

De 98 inscritos para o Campeonato Aberto deste ano (2009), 25 são jovens que se situam entre 15 anos a 25 anos. Isso significa que no universo de participantes apenas 25% dos atletas são jovens. Restam, portanto, 75% de atletas que possuem idade no teto de 25 anos acima. Aliás, essse teto máximo (para os jovens) pode ser ampliando para 35 anos, pois são muito poucos aqueles que possuem idade intermediária entre 25 anos e 35 anos. Assim, a maioria absoluta dos participantes são os chamados veteranos.

 

Diante dessa estatística, não há dúvida de que o SINDIJUS apenas usa o nome de Campeonato Aberto apenas com a justificativa de incluir seus filiados, dependentes e convidados que ficam de fora do campeonato do 2º semestre que é exclusivo dos veteranos.

 

Mas porque toda essa argumentação?  Explico: toda essa explanação sobre a realidade da faixa etária do campeonato realizado no 1º semestre, quer dizer que os jovens atletas nunca devem esquecer que são as exceções, em face do robusto contingente de veteranos. Assim, os jovens devem ter consciência que qualquer jogada mais ríspida ou executada com energia - além do exigido – como carrinhos ou outras formas de atingir o adversário sem a bola – pode gerar uma contusão grave.

 

Faço estas observações, porque tenho visto em outros campeonatos abertos, os jovens usando de força desnecessária numa jogada, que, felizmente, até hoje, não causou nenhuma contusão grave. Evidente que tudo não passa de uma conjectura, mas que pende de um alerta, pois nós – os dirigentes – temos responsabilidade com o bem estar do certame. Além disso, a sirene que estou acionando não tem o objetivo de inibir a vitalidade dos jovens – que é própria da sua faixa etária – mas apenas para alertá-los que eles não estão jogando na sua escola ou no seu grupo de amigos de mesma faixa etária e que uma entrada desleal pode significar algo desastroso para ele e para o colega atingido.

 

Assim, desde já, alerto aos jovens que utilizam de meios desleais para executar uma jogada, que o Conselho de Representante estará atento para jogadas desse porte e pode optar por punições rigorosas. Aliás, esse alerta não se vincula apenas aos jovens, pois qualquer um – jovem ou não – que não for leal nas jogadas poderá ser punido com rigor pelo colegiado de representantes.

 

Nosso campeonato é um meio de lazer, nada mais. Costumo dizer que nossa competição reúne dois ingredientes peculiares; que é a competição e a participação. Como competição o certame deve obedecer às regras inerentes à modalidade esportiva. Como participação, temos de levar em consideração o grande número de veteranos que, evidentemente, não tem mais a mesma vitalidade para escapar de uma jogada ríspida e desleal.

 

No mais, desejo a todos os integrantes das equipes que tenham uma ótima performance e que estejam imbuídos do espírito de competição, mas com a responsabilidade de um atleta, para que visem apenas o jogo e jamais a deslealdade.

 

São os votos deste Diretor Esportivo, que no final da competição terá a grande satisfação de dizer que o certame transcorreu num clima de lealdade e de fraternidade, num clima de competição, mas com respeito à dignidade do adversário.

 

 



Imagens

Que esse emblema seja o símbolo da competição...

Comentários (5)

Enviado por: Valdir Casagranda ... DM, em: 17/04/2009 21:36
Hélio, parabéns pela iniciativa. Lembro que os jovens de hoje serão os veteranos de amanhã. Como forma de contribuir e incentivar a prática do FUTEBOL LEAL, vamos disseminar a idéia incentivando com a entrega do TROFÉU DISCIPLINA para o jogador e a equipe mais disciplinada do compeonato. Conquistei um em 1980 na antiga UCE (União Campograndense dos Estudantes). Sucesso a todos.

Enviado por: Valdir Casagranda ... DM, em: 17/04/2009 22:12
+ Um detalhe ... o site é de GENTE GRANDE. Está excelente.

Enviado por: Paco, em: 18/04/2009 05:45
è isso ai machadinho, que você já levante essa bandeira no início do campeonato...parabéns.

Enviado por: o coneteiro, em: 18/04/2009 08:54
ai.. vitor clavim.rsrsrsrrs estamos de olho

Enviado por: Nerivan, em: 20/04/2009 10:51
fico feliz em ver os filhos de jogadores que assistia o pai jogando, e hoje estão tendo a opurtunidade de jogar no mesmo campeonato, muito bom estes incentivos, e que continue sempre com esta visão de dar bons recados e aproximar a familia sindijus. E que sirva não só para jovens mas todos que escreveram no campeonato. UM ABRAÇO E BOA SORTE A TODOS !!!!!!

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)