Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.762.848 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2023
Veterano 2022
Veterano 2021
Veterano 2019
Veterano 2018

Reflexões sobre o VETERA/2012


Publicada em: 17/08/2012 17:08
por: Hélio da Rosa Machado

Abriram-se as inscrições para o Campeonato de Veteranos deste ano. Com elas surgem algumas reflexões.

Nós, aqui do Poder Judiciário estamos ficando mais velho e o campeonato do segundo semestre é aquele que mais corresponde à expectativa daqueles que já completaram a idade de 40 anos.  Tanto é assim que muitos filiados esperam o segundo semestre para participar, pela opção de participar de um certame mais compatível com a sua disponibilidade física.

Assim, não há dúvida de que a modalidade dos veteranos é aquela que atinge a maioria dos nossos atletas aqui do Poder Judiciário, visto que nos últimos anos não tem havido renovação com a opção de que o nosso quadro pudesse trazer atletas mais novos. Hoje a sociedade é muito competitiva e os candidatos em concursos que atingem o sucesso são aqueles que fizeram a opção de ficar em casa estudando deixando o esporte para um segundo, ou terceiro plano. Daí o grande contingente de pessoas que passam nos concursos do Judiciário, mas que não tem qualquer tipo de afinidade com a bola.

Nesta última quinta-feira, enquanto nosso time jogava o segundo tempo nós comentávamos nas arquibancadas que tivemos pouca renovação em nosso elenco. Talvez aí esteja a explicação para os seguidos insucessos do time nesses amistosos, já que os únicos reforços que contamos hoje são os filhos de filiados, mas, mesmo assim, o elenco não consegue alcançar a mesma qualidade que possuía outrora.

Há uma frase muito pertinente que colhi tempos atrás de que: “VOCÊ PERCEBE QUE É VELHO QUANDO VAI VIAJAR E LEVA MAIS REMÉDIOS DO QUE ROUPA”.  Ou então, partindo para uma reflexão mais profunda nós podemos dizer que: “EU GOSTARIA DE AGRADECER PELAS INÚMERAS VEZES QUE VOCÊ ME EXERGOU MELHOR DO QUE EU SOU. PELA CAPACIDADE DE ME OLHAR BEM DEVAGAR JÁ QUE MUITA GENTE ME OLHOU DEPRESSA DEMAIS”.

O fato é que a cada ano que passa, nós (os atletas mais velhos) sentimos a necessidade de que as nossas arquibancadas que prestigiam nossos eventos esportivos nos olhem com esse olhar maduro e que exprime a admiração em face de termos idade avançada e ainda sermos alguém em busca do esporte. Há que se ter limite nas ponderações vindas da galera que prestigia nosso campeonato.

Há que se alertar aos que ainda são mais joviais, especialmente aos convidados que, mesmo tendo idade para ser veterano, devem respeitar àqueles que já atingiram idade máster ou idade sênior, em face à desproporção na capacidade física, evitando-se jogadas que chamamos de ‘carrinhos’ ou outros tipos de ‘entradas’ que possam causar prejuízos irreparáveis.

Por seu turno, conclamo àqueles atletas mais velhos que já não têm a mesma disposição de alguns anos atrás a serem mais conscientes dessas limitações e deixem de exigir dos representantes de equipes participação além do que podem.  Nosso campeonato ainda é competitivo. Aliás, esse é o ingrediente de sobrevivência da competição. Não fosse por essa busca já não existiriam mais adeptos que quisessem se inscrever num campeonato onde não houvesse disputa.

Assim, cabe a cada um refletir sobre essas questões. Essas reflexões são necessárias para que não haja desgastes desnecessários durante a competição. 



Imagens

Já foi o tempo em que corríamos mais que o vento.

Comentários (2)

Enviado por: Hélio, em: 17/08/2012 17:22
Para os saudosistas: EM PÉ (da esquerda para a direta): MOACIR CARSOSO (goleiro), ARTUR MAECAWA, PAULO CEVERINO, JORGE BATISTA, FALCÃO, NÃO LEMBRO, NAO LEMBRO. AGACHADOS: MELCHIOR MARTINEZ, HÉLIO MACHADO, VALDECIR MESSIAS, LUIZ PEDRO, JOSÉ ROBSON, ZENILDO DANTAS, NÃO LEMBRO e ARNALDO NEVES.

Enviado por: José Robson, em: 18/08/2012 14:36
Sentado, o Arnaldo, que veio lá de Goiás - como não achou parceiro sul-mato-grossense para uma dupla sertaneja, resolveu fazer concurso p'ro TJ!

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)