Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.763.134 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2023
Veterano 2022
Veterano 2021
Veterano 2019
Veterano 2018

O uso da capa.


Publicada em: 16/09/2012 18:26
por: Hélio da Rosa Machado

O nosso campeonato tem das suas...

Sucede que esse estilo de vestir os atletas com as camisetas dos diversos times do futebol profissional acaba por desencadear inúmeras cornetagens.

Ontem, lá estava eu visivelmente desconfortável com as cores corintianas, recebendo inúmeras referências ao fato de ter de usar a camiseta do time campeão das Américas. Até o “Fabanhas-Tufão” veio me cumprimentar por eu estar vestindo a camiseta do Corinthians. Ele havia esquecido que no mesmo instante vestia a camiseta do ex-campeão das Américas; o Santos Futebol Clube. Aí era o constrangido querendo “zuar” com outro constrangido.

As numerosas gozações me levou a prometer que iria descrever em palavras essa sensação de desconforto, afinal, essa situação é observada há muitos anos em nossa Arena Esportiva, visto que são muitos os atletas que têm de se submeter às hilárias interferências de colegas que não resistem ao fato de alguns companheiros terem de vestir camisas de times adversários.

Para me defender eu respondia a cada um que “zuava” de que naquele instante eu vestia ‘uma capa’ e não uma camiseta. Afirmava, também, que não interessava o que estava por fora, já que o importante era o que estava por dentro. Quem coloca uma capa de chuva não o faz porque acha bonita, ou porque está na moda, já que o objetivo é inerente a um fenômeno externo, ou seja, a chuva. Esse mesmo critério deve ser observado para a questão da camiseta. Para não desrespeitar o regulamento, somos obrigados a ceder às regras da competição e, assim, amargar o fato de ter de vestir uma camiseta rival.

Assim, sugiro a todos aqueles que se veem acuados com as insinuações dos companheiros, que respondam que você não está a vestir uma camiseta, mas uma capa que só serve para proteger a gente da chuva, ou melhor, utilizando uma metáfora de que mais vale se proteger com uma capa, do que se molhar com o dissabor de ter de arcar com as regras frias do regulamento. Aliás, diante do grande contingente de atletas que vestem camisetas de times adversários, não há dúvida de que a maioria absoluta dos atletas sofre de inúmeras gozações que nos remetem ao dissabor de ter de conviver com elas durante toda a competição.

Meu constrangimento de ontem era tanto, que na pressa de tirar o uniforme esqueci que deveria deixá-lo guardado para o próximo jogo. Esqueci camiseta, calção e meião no vestiário. Entretanto, em respeito aos inúmeros colegas que gostam do Corinthians, sei que no próximo jogo já estarei ambientado com o novo uniforme, afinal, estarei vestindo, mais uma vez, a camisa de um time vencedor. Espero que o Corinthians de nossa Arena Esportiva também seja vencedor e se recupere da derrota na primeira rodada.



Imagens

Minha capa não tem emblema neste Vetera.

Comentários (7)

Enviado por: Valdir, em: 16/09/2012 19:45
Imagino que outros representantes estejam também desconfortáveis. Talvez deveríamos repensar a forma de escolher os uniformes dos times / seleções. Que tal deixar a escolha para os representantes?

Enviado por: k10, em: 17/09/2012 10:21
Eu acho que tudo é válido, faz parte da brincadeira, pois o fato de vestir uma camiseta de outro time que não é o nosso, não pode ser de maneira nenhuma encarado com seriedade, basta levar no espírito esportivo.

Enviado por: Hélio, em: 17/09/2012 11:07
Antes que a matéria acima cause qualquer tipo de polêmica, importante frisar que seu texto expressa apenas uma SENSAÇÃO, mas jamais tem sentido de RECLAMAÇÃO. O modelo de nossos campeonatos é perfeito e não precisa de alterações. Eu tive a idéia de escrever esse texto apenas para tentar descrever como ficam aqueles que vestem a camiseta dos adversários. Trata-se, pois, de um texto literário e não de um artigo de protesto...

Enviado por: Jorge Marques Batista, em: 17/09/2012 12:36
Concordo com o Kerson, pois será um motivo a mais para as cornetagens. Inclusive já prometi que, ao final do campeonato, o meu uniforme será doado ao Alguimar, que, por sua vez, doará o seu a algum palmeirense... e assim por diante. Mas que foi engraçado ver o Vanderlei defender com muita garra o time do Vasco da Gama, isso lá foi.

Enviado por: Paco, em: 18/09/2012 10:08
Fica assim não Machadinho, daqui a alguns jogos ela vai fazer parte de sua pele e vc não vai mais querer tirar...rsrsrs

Enviado por: Alziro, em: 21/09/2012 08:03
Boa boa boa, Paco! Mas é o seguinte: O propósito do Corinthians da Arena do Bofe (SINDIJUS) é, além da conquista do título, que não é inédito em nosso certame, temos o compromisso de elevar o Arthur à parede, que seria um fato inédito e notório. Vamos lá, coringão!

Enviado por: Hélio, em: 21/09/2012 13:34
Vamos brigar para que o compadre Artur emplaque este ano o título do Vetera. Para isso contamos com dois técnicos campeãos de certames passados: Eu e o Alziro. Sabemos, entretanto, que isso não basta, porque são os jogadores que irão levar o time ao sucesso. Assim, conclamos a todos os atletas que figuram no Corinthians para que se empenhem ao máximo rumo ao objetivo do título...

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)