Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.109.788 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino
Contato

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2018
Veterano 2017
Veterano 2016
Aberto 2015
Veterano 2015

A matemática da idade.


Publicada em: 11/04/2013 17:06
por: Hélio da Rosa Machado

Em futebol não se deve dar muito valor às estatísticas, ou aos números, visto que as atividades humanas nesse setor dependem dos valores individuais, sendo que pode ser que uma equipe que tenha a média de idade superior, variavelmente, pode render melhor dentro de campo, especialmente em campeonato amador como é o nosso caso, já que os jogadores ficam misturados dentro dos times e com isso há uma variação grande no que diz respeito ao desempenho das equipes.

Em todo caso, como todo ano há aquele zum-zum-zum sobre a idade dos times, fiz questão neste ano de fazer as contas para, pelo menos, no que diz respeito às estáticas matemáticas nós possamos ter uma ideia de como ficaram a composição das equipes no que diz respeito à média de idade.

O curioso é que em nenhuma das equipes a média ultrapassou a expectativa da casa dos quarenta. Aliás, como o nosso veterano tem por princípio a idade mínima de 40 anos, fica interessante que a média tenha ficado nessa casa decimal, porque isso reforça a ideia de que a inclusão de alguns atletas abaixo de 40 anos acabou ocasionando um equilíbrio diante daqueles atletas que já superaram os 50 anos.

A equipe em 7º lugar, com média mais acentuada é a ALEMANHA que atingiu a soma de 719 anos que divididos pelo número de atletas (15) ocasionou a média de 47,9.

A equipe em sexto lugar, com média um pouco abaixo é a ITÁLIA que somou o contingente de 718 anos que, divididos pelo número de atletas (15) redundou em uma média de 47,8.

A equipe em quinto lugar, com número de anos menos expressivos que a duas primeiras somou 710 anos, é a NIGÉRIA que divididos por 15, ocasionou uma média de 47,3.

A equipe em quarto lugar, com número de anos um pouco abaixo daquelas acima citadas que alcançou a soma de 691 anos é PORTUGAL, que divididos por 15, chegou-se a uma média de 46,0.

A equipe em terceiro lugar, com a soma de 687 anos é a HOLANDA, cujo total ao ser dividido por 15 ocasiona uma média de 45,8.

A equipe em segundo lugar, com número de anos bem acima do que a última é a INGLATERRA, ou seja, com 706 anos, mas como foram escritos mais atletas (16) a sua média caiu para 44, 1.

A equipe em primeiríssimo lugar é a nossa adversária e que enfrentará o meu time no próximo sábado, ou seja, a equipe representada pela ‘amarelinha’ de Zagalo; o BRASIL que somou 684 anos e que divididos por 16 (número de atletas) ocasionou uma média de 42,7.

Conforme já dito alhures esses dados não são tão significativos porque há grande variação no que diz respeito à qualidade de cada atleta e também quanto às variantes que uma partida oferece, tais como: número de atletas presentes, preparo físico de cada um, planejamento de jogo, obediência tática etc.etc.etc.

 



Imagens

Em nosso campeonato os números muitas vezes são rabiscados.

Comentários (0)

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)