Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.775.271 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2023
Veterano 2022
Veterano 2021
Veterano 2019
Veterano 2018

A sistemática dos cartões e o regulamento...


Publicada em: 31/05/2009 08:44
por: Hélio da Rosa Machado

 

                    Estou fazendo esta matéria para prestar esclarecimentos eis que alguns representantes e atletas tem interpretado de forma equivocada o regulamento no que tange aos cartões que devem ser excluídos em função da aplicação (pelo árbitro) de um cartão mais grave (azul ou vermelho).

                   Art. 18 do regulamento, § 2º: “Parágrafo segundo. A suspensão decorrente da expulsão não exclui o cartão  amarelo  pré-existente na mesma partida e das anteriores, que acumulará na contagem prevista no  parágrafo  primeiro.  Nos casos de expulsão decorrente de dois cartões amarelos, será considerado apenas o cartão vermelho.”

                    Este parágrafo indica que o cartão amarelo (independente) que não foi causa do cartão mais grave (azul ou vermelho), continua na contagem para efeito de uma futura suspensão. Os cartões amarelos que são excluídos são os dois que dão causa ao cartão mais grave. Explicando: Se o atleta recebe um cartão amarelo e depois (diretamente) recebe um azul, o amarelo é ‘pré-existente’, ou seja, permanece. Entretanto, caso o atleta receba um amarelo e depois, outro amarelo e essa sequência redunde em um azul ou um vermelho, os dois amarelos se anulam porque o cartão mais grave é representativo dos dois.

 

                     Faço estas ponderações porque tem muita gente querendo que exclua cartão que não pode ser excluído, como é o caso do Reneu Leinds que deseja que se exclua o cartão azul, porque ele recebeu dois amarelos. Isso não é verdade, pois ele recebeu apenas um amarelo, depois (diretamente) um azul e finalmente (também diretamente) um vermelho. É o que consta da Súmula da rodada do dia 16.05.09 que está à disposição para consulta.

 

                 Tenho usado esse critério no momento de remeter o histórico da rodada para este site, com a conclusão dos cartões aptos a surtirem efeito para a contagem da suspensão. Assim, os cartões amarelos que devem ser excluídos não fazem parte da lista de atletas "pendurados", porque os excluo antes da remessa dessa lista.

 

                 

 

 



Comentários (1)

Enviado por: Alex , em: 04/06/2009 17:37
A diretoria da Delegacia Sindical de Campo Grande/MS- SINDIJUS, convida a todos para uma deliciosa feijoada, no dia 7 de junho (domingo) das 11:30 às 14 horas, no VALOR R$ 7,00 (SETE REAIS). informaçãoes no fone 9228-0798 (Gladis)

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)