Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.074.504 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino
Contato

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2018
Veterano 2017
Veterano 2016
Aberto 2015
Veterano 2015

Vamos recordar


Publicada em: 05/08/2013 14:18
por: Hélio da Rosa Machado

 

Tenho utilizado de forma constante este nosso espaço virtual para divulgar fotos históricas que marcam acontecimentos esportivos da década de 80.

Recordar é viver, já disse alhures algum pensador. De fato é muito bom rever fotos extraídas de competições do passado quando os atletas eram jovens e, como tal, resguardavam em sua imagem uma postura bem diferente da atualidade. Magrinhos, rostos de meninos, semblantes de uma época cheia de energia vital, corpos desprovidos de massa muscular, mas, com visíveis traços de mocidade. Aliás, lembram época que ainda se enamoravam nas intrépidas noites campo-grandenses. Eram, assíduos frequentadores dos campos de futebol periféricos, mas, à noite eram os primeiros a frequentar os barzinhos do centro.

Alguns ainda apresentam o mesmo semblante de hoje. Mas, ao retroagirem no tempo ficaram com os rostos lisos e ausência de preponderância abdominal dando-lhes ar de jovialidade que eram próprios da idade.

Essas duas fotos foram tiradas numa competição de futebol de salão que era desenvolvida no antigo ginásio do Manduzão, localizado no final da Avenida Júlio da Castilho.

Hoje muitos deles já adquiriram aquele volume abdominal e os cabelos (para quem ainda tem) ficaram visivelmente brancos.

Essas lembranças dos idos de 80 são marcas que ficarão registradas em nossa memória, visto que são testemunhos de uma árdua caminhada em prol do esporte e de homéricas confraternizações que, com o tempo, foram sedimentando laços de amizades que ainda hoje persistem, depois de passados mais de 30 anos.

Agradeço ao Anderson (Nonô), um dos jovens que aparece em uma das fotos, pela gentileza de ceder ao site Mão na Taça esse acervo histórico. Agradeço também ao Arnaldo (companheiro Diretor da Secretaria Judiciária desta Corte de Justiça), por ter intermediado a remessa dessas relíquias. Aliás, o time de vermelho representado por mim, pelo Beto Túlio, pelo Jorge Batista, pelo Anderson (Nonô) e pelo Valdemar era a equipe que representava a área judiciária na competição. Já a outra fotografia representava a turma da gráfica. Entre os componentes desse time, os saudosos Valdecir e Dorival. Os demais atletas: Aroldo Marcondes, Hélio Teixeira, Buchara, Nonô, Geraldo (Guará) e Luiz Carlos (Kalunga).

Segundo informações, o primeiro time (de vermelho) participou da final da competição realizada no Manduzão, mas o jogo foi deslocado para o ginásio da Mace. Percebam que havia até torcida nas arquibancadas.

O segundo time (de verde), conforme já afirmei, era a equipe que representava a gráfica e o Nonô fez parte desse grupo porque foi emprestado da Secretaria Judiciária. Não sei bem a razão, mas acho que nessa competição nossa equipe não participou do certame e os atletas se espalharam por outros times. 



Imagens

Futebol de salão marcou época.

Comentários (6)

Enviado por: Anderson Roque (Nonô), em: 05/08/2013 15:58
Caríssimo Hélio, Esse time de vermelho, não querendo puxar a sardinha para a nossa brasa, foi oO PRIMEIRO CAPEÃO de um campeonato elaborado pela então ASPJMS, hoje SINDIJUS, na época em que para competirmos, alugávamos, como também alugamos por muito tempo o campo lá da Transverônica (Av. Manoel da Costa Lima, hoje Orla Morena-Fábio Zahran), até que tivéssemos a sede social - chácara. Saudades daquela época . Lembrando que afinal foi contra um time do fórum da capital.

Enviado por: K10, em: 05/08/2013 16:03
BOAS MEMÓRIAS MACHADINHO E QUANTA SAUDADE, SOMENTE QUERO AJUDAR NAS LEMBRANÇAS, POIS ESTE JOGO(se não me engano) FINAL FOI NO GINASIO DA UCE, ENTRE O TIME DE VERMELHO E O OUTRO QUE EU ESTAVA JUNTAMENTE COM TAKEI, JOBE, MARCOS GUIOTO, ANIVALDO CARDOSO, PAULINHO SEVERINO E FOI NA GESTÃO ESPORTIVA DO NOSSO COLEGA VAILTON, VENCEMOS O JOGO PELA DIFERENÇA DE 1 GOL E AINDA FALTA O ARTUR E VALDIR NA FOTO DE VERMELHO.

Enviado por: Hélio -, em: 05/08/2013 16:17
É verdade Kerson, foi no ginásio da UCE mesmo! O Nonô que havia me falado que foi no ginásio da Mace...

Enviado por: Anderson Roque (Nonô), em: 06/08/2013 12:59
Negativo; insisto em dizer que esse jogo foi na Mace; dúvidas, consultem alguns desse "briosos" guerreiros do time adversário: Paulo Cesa (PC) Tucho, João Arantes, o Goleiro na pessoa do Mauro Lino; pena que não temos a foto, mas o dia e o time foram eles e tem mais, o time de vermelho foi vencedor Sagrando-se o PRIMEIRO CAMPEÃO de um torneio interno da ASPJMS; Quanto à segunda foto, o ginásio é o PELEZINHO, pode ser que nesse outro campeonato sim, o time do Kerson tenha-se saído vencedor. Hélio, eu sei que o tempo passa os cabelos vão embranquecendo, mas não podemos deixar a memória nos trair; pergunte ao beto, pergunte ao Jorge, si eu não tenho razão(tô véio não)

Enviado por: Hélio, em: 06/08/2013 17:27
Dois veinhos tentando ter lembrança dos tempos da foto kkkkk Está bem vou perguntar aos outros veinhos...

Enviado por: Anderson Roque (nonô), em: 07/08/2013 09:37
ô machadinho,pra puxar na sua memória (parte boa), esse campeonato da foto da parte de cima, como esta registrado no rodapé,foi em 1985, quantos de nossos atuais companheiros de judiciário,ainda nem tinham nascido aí?E puxando sua memória, quase foi na época, em que reuniamos aquela turminha lá no conjunto Humberto Canale,prá ir jogar Futsal naquele colégio,onde a gente tinha de pular o murão, prá ter acesso à quadra;pergunte ao cumpadi Nélson..(será que ele se alembra?)

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)