Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.109.777 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino
Contato

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2018
Veterano 2017
Veterano 2016
Aberto 2015
Veterano 2015

Quem vai pagar o pato?


Publicada em: 31/10/2013 14:34
por: Hélio da Rosa Machado

Esta matéria não tem o fim de desprestigiar o jogador de futebol, mas sim citar os exemplos que a vida oferece, já que a missão dos mais veteranos é passar para a meninada que muitas vezes é melhor a ação do que a intenção.

Quem vai pagar o pato? Essa é uma pergunta que fazemos quando há alguma crise. Sucede que o próprio ditado popular acrescenta: “A corda arrebenta do lado mais fraco”.

Neste caso quem vai pagar o pato é o pato mesmo. Além disso, o ditado popular será contrariado, visto que a corda vai arrebentar do lado mais forte. Ou melhor, o jogador que tem um dos melhores salários do país vai continuar ganhando o mesmo de sempre, porque a equipe corintiana não quis abrir mão de seu trabalho.  Entretanto, quanto à seleção brasileira o jogador sentiu hoje, no momento da  convocação o quanto o seu gesto foi prejudicial à sua carreira.

Pato não figura na lista de Felipão e, certamente, não figurará no grupo que irá disputar o mundial no Brasil. Era uma das posições que havia muita dúvida. O próprio jogador se encarregou de dar à Scolari a opção de retirá-lo da lista dos atacantes. Ou melhor, o seu gesto, ao cobrar aquele pênalti utilizando da chamada ‘cavadinha’ está lhe rendendo, ao invés, do estrelato (como esperava), uma grande dor de cabeça. Aliás, essa seria a consequência para o caso de a cobrança ser fracassada. Ele sabia disso, mas mesmo assim fez a opção desastrada que retirou seu time de uma competição nacional. Está pagando o preço.

Esse fato serve para reflexão. Isso é típico daquele jovem que, em busca de adrenalina, faz um ‘cavalinho de pau’ no veículo do pai. O carro tomba, ele sofre o risco de vida e o prejuízo do ato impensado o leva a ficar sem condução por um bom tempo, afinal, o pai vai perder a confiança e o filho ficará determinado período andando a pé ou de carona.

Serve também para aqueles jovens que recebem a proposta de um bom emprego, vão trabalhar, mas como querem curtir a vida não se dedicam como deviam no cumprimento do dever. Resultado: terão desperdiçado uma boa oportunidade de crescer na vida. Isso se chama displicência ou omissão. A ação vale mais do que a intenção. Se o Pato tivesse ido para aquele pênalti consciente de que sua entrega e sua dedicação na cobrança seria o elemento substancial da ação, mesmo que ele tivesse errado, ou o goleiro tivesse defendido, ele não teria o prejuízo que está amargando neste momento.

A vida é exigente. Quem desdenha dela acaba pagando preço alto pela irresponsabilidade. Isso é comum em qualquer meio de existência. Aqueles que lutam e se entregam ao que fazem são os que acabam tendo sucesso. Os ‘meias-boca’ que se apegam ao elemento sorte, é que vão abrindo espaço para os que levam a sério qualquer tipo de atividade.

Isso vale em qualquer setor da vida ativa. Por isso que um treinador quando se acha na iminência de escalar os cinco cobradores de pênaltis ele não se apega, exclusivamente, ao histórico dos treinamentos. Ele, na sua experiência de muitas disputas, vai perguntando um a um (no grupo de melhores cobradores), sobre aqueles que estão mais confiantes. Assim, de nada adianta o jogador se candidatar com falsa expectativa, pois esse será aquele com maior chance de errar. O mesmo se diz daquele que se julga o máximo e faz uma cobrança displicente. Quantas vezes já vimos a cena se repetir, já que existe jogadores que batem pênaltis sobre pressão psicológica. O melhor é deixar que outros jogadores, com personalidade mais calma, façam as cobranças.

Isso também se aplica aqui em nosso campeonato, já que temos muitos jovens e, eles, levados pelo impulso natural, são os primeiros a se candidatar às cobranças. Entretanto, devem esperar um sinal do representante (ou treinador), visto que este, dotado de conhecimento mais abrangente, saberá indicar aquele que tem melhor perfil para a cobrança.

 



Imagens

Versos de Vinicius...

Comentários (0)

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)