Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.155.297 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino
Contato

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2018
Veterano 2017
Veterano 2016
Aberto 2015
Veterano 2015

FORMATURA.


Publicada em: 22/11/2013 13:17
por: Hélio da Rosa Machado

Esta aí um evento mais do que significativo na vida de todos nós. Quem não se lembra de nossa formatura? Talvez, nem tanto na lembrança, mas em algum álbum de fotografias amareladas para aqueles que já atravessaram os ‘entas’ da existência.

Mas não é apenas a nossa formatura que fica gravada em nossa memória. Acho até que o momento mais importante de nossas vidas é quando conseguimos visualizar a evolução de nossos herdeiros. Eles vão vencendo cada etapa de sacrifico para alcançar outros degraus em sua ‘escrivaninha’ de conhecimento.

Esta semana estive envolvido com a formatura de meu filho Lucas. Penso que na particularidade isso é mais importante para mim e minha esposa. Entretanto, no aspecto coletivo esse momento envolve muitas famílias. Especialmente a nossa aqui do Poder Judiciário, já que os pais, por terem bom emprego, acabam patrocinando boa escola para seus filhos e, eles, dependendo da vontade de cada um, acabam trilhando os espaços que o mundo competitivo vai lhe abrindo como forma de vencer as barreiras da vida.

É importante visualizarmos o coletivo e o empenho que cada pai de família emprega no sentido de chegar a essas etapas de desenvolvimento de nossos filhos. Ele vão conquistando seus espaços por si próprios. Vão construindo blocos no mundo social. Vão assimilando as premências de se relacionarem como pessoas civilizadas. Constroem ao seu redor círculos de amizades e de companheirismo. Vão formando convicções sobre as potencialidades e as personalidades de cada um. Isso lhes possibilita escolher caminhos. Optar por se espelhar em alguém mais ativo. Vincular-se a pessoas que possam agregar como auxílio na formação acadêmica etc.

È indescritível a emoção dos pais quando veem essa evolução dos filhos. Visualizar que eles estão caminhando por uma estrada promissora. Que eles estão aproveitando o pouco que a escola oferece, mas, muito mais, a experiência de que o mundo lhes repassasse as exigências do dia a dia.

Aí quando eles sobem naquele palco iluminado, com o rosto tímido, mas alma repleta de brilho, os pais se sentem um pouco deles, afinal, a gente sabe, mas às vezes nós esquecemos que os estamos preparando para o mundo e não para tenham sucesso. O sucesso é só uma consequência individual de quem luta por dias melhores. É o mundo que exige postura e sacrifício. Isso é individual e só cabe à pessoa assimilar e lutar para vencer esses obstáculos. A etapa do ensino é apenas um apêndice dessa complicada filosofia de construção de vida. Um homem só é reconhecido quando já passou por muitas jornadas. Têm muitos deles que ficam pelo caminho.

Assim, quando nossos filhos recebem aquele canudinho simbólico a sensação é de triunfo porque a superação dessa etapa é algo que nos toca no fundo do coração. Acho que nossa alegria reflete neles o impulso para continuar. Os pais são molas propulsoras que lhe dão ânimo para vencer mais uma etapa. É por essa razão que jamais um pai ou uma mãe deve faltar num dia de formatura de um filho. A presença deles é algo como uma poção mágica que vai levá-los a querer seguir em frente. Mas, às vezes, Deus reserva para eles certas coisas que refogem do cotidiano. Há formandos que muitas vezes não têm mais pai e nem mãe para vê-los formar. Entretanto, são os avós que lá estão para confortá-los.  Isso não importa, já que eles precisam é de quem lhes dá apoio e lhes deem amor para se tornarem mais fortes na caminhada.



Imagens

Lucas e sua turma do 9º ano Colégio Dom Bosco.

Ao lado de uma coleguinha.

Ao lado de amigos.

No meio da multidão.

No palco da fama.

A avó coruja.

Pais "corujas"

Comentários (7)

Enviado por: k10, em: 22/11/2013 18:47
Parabéns ao Lucas e toda família Machadinho, e lembrando que a maior riqueza que os pais podem dar aos filhos é a educação e felizes daqueles que tiveram a oportunidade e agarraram.

Enviado por: JCSUCO, em: 23/11/2013 07:44
Parabéns ao Lucas pela formatura e a Familia, que proporciona este momento tão importante na vidas dos filhos.

Enviado por: JCSUCO, em: 23/11/2013 07:45
O Resto agente corneta depois, tomando aquela gelada

Enviado por: Emerson Morilha, em: 23/11/2013 11:44
Parabéns Lucas, estamos todos muito orgulhosos com mais esta etapa vencida por vc. tenho certeza que ainda viram muitas vitorias.....

Enviado por: Jacques, em: 23/11/2013 13:15
Essa matéria muito nos emociona , pois ao ver nossos filhos galgarem os degraus do conhecimento é sem duvida um momento de muita satifação para nós que somos pais. Ano passado meu filho que também se chama Lucas se formou no 9º ano e foi um momento de muita felicidade. Parabéns ao seu Lucas Hélio e que esta seja apenas a 1ª das futuras formaturas de nossos filhos.

Enviado por: Guima, em: 25/11/2013 13:53
Hélio e Marisa, parabéns pela formatura de nono ano do filhão! Um grande e fraterno abraço e o desejo de felicidades ainda maiores no futuro!

Enviado por: EDSON, em: 25/11/2013 20:40
Parabéns aos pais corujas,e ao Lucas desejo todo sucesso do mundo e que continue firme nos seus propósitos.Boa sorte meu garoto!!!!!!!!!

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)