Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.302.593 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino
Contato

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2019
Veterano 2018
Veterano 2017
Veterano 2016
Aberto 2015
Veterano 2015

Agradecimentos...


Publicada em: 05/07/2009 17:38
por: Hélio da Rosa Machado

Receber uma homenagem de amigos do passado e do presente é passar por um momento de pura emoção, cujo feito transforma o momento corriqueiro e arrefecido, num turbilhão de sensações, primeiro, porque nos move à lembrança de momentos muito importantes que tivemos no passado e, segundo, porque fica impregnada em nosso peito a sensação de que somos queridos e bem aceitos pelo nosso trabalho e pela nossa dedicação por tantos anos de luta em benefício do nosso futebol aqui em nosso glorioso clube social.

 

Ontem fiquei muito sensibilizado com a mobilização dos companheiros, quando se moviam de um lado a outro, articulando para que a homenagem fosse uma surpresa. Evidente que esse refluxo de pessoas que iam e vinham levou-me a concluir que algo ia acontecer.

 

O quadro que recebi com o grupo de 1987 expressa o quão já caminhamos nesse terreno sólido da amizade e das relações sadias envolvendo o nosso futebol. Ali constam pessoas que foram marcantes na época pioneira quando começamos a construir nosso futuro. Há uma matéria neste site ilustrando essa fotografia e citando os nome de cada um dos componentes. Quem quiser ver é só conferir...

 

Mas, talvez a homenagem mais cativante veio através do quadro "PRÊMIO MÉRITO AMIGO ESPORTISTA", que me foi entregue pelo estimado amigo Paco (0swaldo Lima), que, em certo trecho da entrega de troféus pediu a palavra e, gentilmente, disse que estava li para representar meus amigos e que eles escreveram aquelas linhas históricas com o objetivo de traduzir o significado da amizade e da retribuição que deve haver entre pessoas que possuem objetivos comuns.

 

Reproduzo na íntegra os dizeres do quadro em questão:

 

"PRÊMIO MÉRITO AMIGO ESPORTISTA.

 

Os amigos abaixo enunciados conferem a você, HÉLIO DA ROSA MACHADO (Machadinho) o título de mestre na área de edificar amizades por meio do esporte.

 

Esses amigos sentem-se muito honrados por terem participado, ao longo dos anos de 1980 aé os dias atuais, de tanto eventos por você organizados, todos com muita lisura e espírito esportivo.

Mais do que ninguém, você viveu, vive e respira a entidade do Sindius quando se trata de eventos futebolísticos.

 

Parabéns e felicidades mil. São os votos de:

 

- os confrades da OASES;

- todos os atletas que participaram dos campeonatos da ASPJMS/SINDIJUS, principalmente daqueles que, juntos com você, foram campeões em 1987;

- todos os amigos que não se encaixam nas hipóteses acima.

 

JULHO/2009.

 

Referido quadro ainda contém o seguinte texto que justifica a entrega do prêmio:

 

"Machado - um instrumento que, apesar de ter sido muito útil aos nossos antepassados, nos dias atuais, graças à crescente conscientização ecológica mundial, é viso como algo nocivo à natureza, devido à sua capacidade de destruição.

 

O nosso MACHADO (o Hélio), porém - além de sua preocupação com o meio ambiente -, aos invés de destruir, sempre se destacou na tarefa de edificação, seja na edificação de sua bela família, na edificação de entidades associativas ou sindicais, na edificação de uma carreira sólida e admirada...

O que nos toca mais de perto, no entanto, é a sua capacidade de construção de laços de amizade, de luta pela preservação da memória dos fatos que marcaram a sua vida e a trajetória daqueles que o cercam.

 

Famosos são seus primeiros textos publicados no jornal "PARÁGRAFO PRIMEIRO", veículo oficial de informação da ASPJMS e onde o Machadinho atuava como escritor, colaborador, digitador, editor...Para se ter uma idéia, na edição especial "ASPJMS 10 ANOS, de dezembro/89, o nosso amigo assim se expressou: "COMO A ASPJMS, O PARÁGRAFO PRIMEIRO TAMBÉM EVOLUIU COM TEMPO. Através de algumas amonstragens fotográficas, veremos como foi a evolução do nosso jornal, que desde o primeiro número, rodado em mimeógrafo, evoluiu para a Ricoh e hoje é impresso em sofisticadas off-sets. Também é de se destacar que a feitura do jornal também alcançou sofisticação, tendo saído da IBM e lançada à moderna COMPOSER; evoluído da chapa de papelo ao filme fotográfico e á chapa de alumínio, dando, assim, melhores destaques á arte-gráfica e contextura á fotografia".

 

Mal poderia imaginar o nosso antenadíssimo amigo que, nos dias de hoje, divulgaria seus textos através de e-mail e do site maonataca.com.br - criado em março deste anoe e que já alcançou mais de 5.300 acessos.

 

Por tudo isso, mas principalmente por sua capacidade de construir e manter atuantes e vibrantes grupos e confrarias de amigos (entre eles os amantes do futebol), é que lhe oferecemos o prêmio abaixo".

 

Sem querer plagear a Mãe Diná, meu palpite me leva a crer que esse texto foi escrito pelo Carlos Figueiredo ou pelo Jorge Batista. Enfim, o que vale é a intenção múltipla dos companheiros de oferecerem esta homenagem que, tenho certeza, vem do coração.

 

Agradeço dizendo que a recíproca é verdadeira e que percebo, através de gestos dessa grandeza, que vale a pena a continuarmos fazendo acontecer no futebol, por se tratar de um esporte que hoje se transformou em algo muito presente em nossas vidas.

 

Muito obrigado a todos que assinaram esse quadro e retribuo pedindo a Deus que sempre os guiem pelos melhores caminhos, para que a bondade do coração de cada um possa sempre achar aqueles necessitados de amizade, para que, assim, possamos continuar a construir juntos esse caminho tão cheio de glórias.

 

 

 

 



Imagens

A Turma da saudade.

O quadro em melhor perfil...

Comentários (10)

Enviado por: Jorge Batista, em: 05/07/2009 18:56
Caro amigo Machadinho, a sua sensibilidade é muito grande, pois realmente o texto foi escrito a quatro mãos (pelo Figueiredo e por mim). Entretanto ele retrata o pensamento não apenas daqueles amigos que foram campeões do campeonato de 1987. Apesar de a idéia da homenagem ter partido do Paco, ela já se encontrava latente em nossos pensamentos e, tenho certeza, retrata o sentimento de todos aqueles que, ao longo desses anos, conviveram com você e puderam testemunhar o seu empenho e denodo em proporcionar momentos de lazer e amizade para todos. ´ É uma pena que no quadro a você ofertado não haja espaço para muitas outras palavras de gratidão e reconhecimento a que você faz jus. Mas tenha certeza de que o sentimento geral de todos que tomavam conhecimento da singela homenagem não apenas aderiam imediatamente a ela, como também acrescentavam outras qualidades suas. Caro amigo, que as gerações futuras saibam valorizar a sua história (que acaba sendo um pouco da nossa também); sigam seus passos e consigam trilhar os passos por você deixados. Se no Sindjus houvesse uma calçada da fama, você seria o primeiro a deixar a marca dos seus pés nela. Mas, se você não deixar os seus pés, deixará, com certeza, o seu coração cheio de amizade - pois o nosso, creia, já deixamos com você. Um grande abraço, a você e também aos campeões de sábado, que continuam a história... Inclusive os descendentes dos irmãos lá do Oriente Médio, porque, se em 1987 o craque era o Rafik, no sábado foi o Mohamed - e ambos marcaram gol na final. Coincidência interessante... Felicidades e parabéns a todos.

Enviado por: Valdir, em: 05/07/2009 21:19
Hélio ... a homenagem prestada pelos seus amigos foi justa e merecida. Tenha a certeza que você foi, é e será muito importante para o Sindijus e para o esporte.

Enviado por: Berlange, em: 06/07/2009 15:54
Machadinho, meu mano. Uma imagem vale por mil palavras, diz a antiga sabedoria chinesa. Essa imagem que os amigos selecionaram para simbolizar a homenagem de sábado é apenas uma das dez mil imagens que temos guardada no coração, todas elas contendo pixes que destacam aquele sorriso de ‘roberto carlos’, embora nem todas exibam aquela charme de bigode de ‘carlos gardel’. Nós já desconfiávamos que aquelas mal-traçadas linhas dos primeiros regulamentos (diziam – sem nunca exibir uma prova sequer – que o que contava eram as omissões, porque propositais: favorecer o time do Machadinho na rodada final do campeonato) eram ensaio da plataforma dessa instituição de esporte, de solidariedade e de lazer que você tem construído e aperfeiçoado com o tijolo do trabalho e com o cimento do amor com qual edifica suas amizades. Do outro lado da câmara, da arquibancada, para além dos limites do enquadramento daquela foto, estamos todos nós que te amamos e admiramos. Abraço, fraterno, sempre.

Enviado por: João, em: 06/07/2009 16:01
Valeu, Machado. Vc é o Cara e o campeonato do Hélio é o bicho!

Enviado por: Hélio, em: 06/07/2009 18:01
Fico honrado de receber uma lembrança do glorioso mestre Berla, a quem devemos todos os louros desta caminhada de sucesso, pois foi ele (também com suas omissões da pauta), quem traçou os primeiros passos para chegarmos ao que temos hoje em termos de patrimônio e de asservo cultural. Costumo dizer nas rodas de amigos que sou apenas um servo, ou um seguidor dos exemplos que o amigo deixou semeado nesta pequena caminhada entre os seres carnais. Agradeço pela sua manifestação, mas você precisa aparecer uma hora dessas, para jogarmos conversa fora. Um grande abraço.

Enviado por: Paco, em: 07/07/2009 09:24
MÉRITO “Resumindo – dicionário Aurélio: Qualidade que torna alguém digno de prêmio”. Fiquei surpreso quando o nosso amigo Jorge Batista me indicou para entregar o quadro o qual te homenageava, sei que naquele momento muitos dos que ali estavam poderiam fazer melhor, eu não estava preparado para perante tantos amigos e colegas fazer o uso da palavra e também não tenho o dom para isso, senti-me lisonjeado e ao mesmo tempo se você me permite homenageado ao entregar ao amigo o quadro “PRÊMIO MÉRITO AO AMIGO ESPORTISTA“, Hélio (Machadinho), que esta simples homenagem nas suas entrelinhas, possa demonstrar não só a você, mas a todos que dela tomarem conhecimento, o seu valor a estima e o apreço que nós temos por você. Agradeço a todos os amigos presentes e os ausentes que por seus compromissos assumidos não puderam comparecer, em especial ao Daniel que morando atualmente em Dois Irmãos do Buriti apesar do tempo chuvoso e frio, não mediu esforços para subir na sua motoca e dar a graça de sua presença nesta bonita festa. Abçs a todos e que Deus os abençoe.

Enviado por: Paco, em: 07/07/2009 09:24
MÉRITO “Resumindo – dicionário Aurélio: Qualidade que torna alguém digno de prêmio”. Fiquei surpreso quando o nosso amigo Jorge Batista me indicou para entregar o quadro o qual te homenageava, sei que naquele momento muitos dos que ali estavam poderiam fazer melhor, eu não estava preparado para perante tantos amigos e colegas fazer o uso da palavra e também não tenho o dom para isso, senti-me lisonjeado e ao mesmo tempo se você me permite homenageado ao entregar ao amigo o quadro “PRÊMIO MÉRITO AO AMIGO ESPORTISTA“, Hélio (Machadinho), que esta simples homenagem nas suas entrelinhas, possa demonstrar não só a você, mas a todos que dela tomarem conhecimento, o seu valor a estima e o apreço que nós temos por você. Agradeço a todos os amigos presentes e os ausentes que por seus compromissos assumidos não puderam comparecer, em especial ao Daniel que morando atualmente em Dois Irmãos do Buriti apesar do tempo chuvoso e frio, não mediu esforços para subir na sua motoca e dar a graça de sua presença nesta bonita festa. Abçs a todos e que Deus os abençoe.

Enviado por: Alziro, em: 07/07/2009 23:31
E as peladas, Dom Machadinho? Voltarão nas jovens tardes de sábado? Ou ficaremos apenas "ruminando" o campeonato aberto até outubro. Convoque a galera, óxente, tchê, ndaipore pobrema!!!!! rsrsrsrsrsrs

Enviado por: Hélio, em: 08/07/2009 07:13
Hei, galetê! O Alziro tá com fome de pelota...Não havera de ser diferente. Vamos marcar então, as peladitas de sábado. Buenos...Com convocação e tudo...

Enviado por: Elias Pereira, em: 09/07/2009 09:55
Machadinho, eu recebi o convite do Jorge e até prometi a ele que iria comparecer. Infelizmente, não pude adiar outros compromissos que já havia agendado. De qualquer forma quero te deixar meu abraço e felicitações pela homenagem prestados pelos amigos. Peço permissão a eles para me juntar aos "bajuladores" do Machadinho. Cara, vc merece tudo de bom. Como fundador e eterno lutador, todos só tem a agradecer pela sua perseverança. Um grande abraço.

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)