Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.901.953 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2024
Veterano 2023
Veterano 2022
Veterano 2021
Veterano 2019
Veterano 2018

PESCARIA SUSTENTÁVEL


Publicada em: 23/09/2013 09:27
por: Hélio da Rosa Machado

Vamos ter coragem para soltar...

Ter ânimo para procriar.

Vamos abraçar a pesca sustentável.

Repovoar nossos rios...

Por uma fauna saudável!

 

Nós, aqui da “Bancada da Bola”, ao mesmo tempo em que estamos assumindo o novo hobby de uma deliciosa pescaria, estamos embuídos de dar o exemplo em termos de preservação da fauna.

É salutar que o pescador depois de uma jornada à beira de um rio traga em sua bagagem o histórico do sucesso da pescaria. Ou melhor, que traga em registros fotográficos ou em vídeos a amostra de sua proeza, exibindo nas redes sociais o troféu de bom pescador – o peixe. Quando maior ele for melhor será o sucesso da postagem. A raridade de se extrair um bom exemplar é que valoriza a foto. Entretanto, se não tomarmos o cuidado daqui alguns anos nem os peixinhos servirão para alimentar essa expectativa.

Aqui em nosso site a gente tem brincado com as facetas de cada um quando vão para o rio com esse objetivo. Há aqueles que não pescam nada (só latinha). Há aqueles que pescam, mas não conseguem chegar aos exemplares mais raros. Há até aqueles que só querem o peixe grande e também acabam se despedindo da pescaria com “as mãos abanando” (como diz o adágio popular).

Eu e o Valdir estivemos no rio miranda nesta última quinta-feira e não temos do que reclamar. Primeiro porque desta vez ninguém vai contestar nosso sucesso na pescaria porque seguimos a susgestãodo K10 e gravamos tudo, além, dos inumeros registros de peixes em nossos anzóis ainda dentro do barco. O Figueiredo (e Gila), Fabrício (e Jussara) e Fabão (e Vanusa) estiveram lá apenas no final da semana e, assim, não tiveram tanto tempo para trazer um bom estoque de peixes. Eu, o Gerson (meu irmão agregado) e o Valdir trouxemos um bom estoque que servirá para atender nossa demanda pelos menos em duas quintas-feiras. Oxalá a equipe que vai para Albuquerque no próximo final de semana dê uma incrementada maior nesse estoque, porque assim garantiríamos muitos caldos neste segundo semestre.

Entretanto, o acervo fotográfico e os vídeos é que ilustrarão com maior credibilidade estas palavras. O que importa, para nós, neste momento, é a prova (por vídeos) de como um bom pescador deve agir quando estiver exercitando esse lazer. Só trazer os peixes permitidos em lei. Entretanto aqueles peixes nobres que não derem a medida exigida pela legislação devem retornar ao leito do rio. Foi exatamente o que fizemos. Basta conferir.

De nada adianta a gente reclamar que os peixes estão acabando. O importante é que façamos a nossa parte, ou seja, cada um deixando a sua contribuição é certo que todos estarão sendo beneficiados num futuro próximo.

Os vídeos que mostram eu e o Gerson devolvendo os peixes para o rio, serão postados pelo Fabrício, já que há necessidade de configuração que eu não faço. Aguardem.

Por enquanto, seguem algumas fotos...

 



Imagens

Eu o Valdir praticando pesca sustentável.

Aguardando a liberação da pista pelos índios, há mais ou menos 8 quilômetros de Miranda-MS.

Aguardando a boa vontade dos índios.

Encontrando com um companheirão em Miranda-MS.

Cenário visto da pousada da CIDA em Miranda-MS.

Um double de piranhas.

Coletando matéria prima para os caldos das quintas-feiras.

Presenças ilustres de Jussara e Vanusa.

Figueiredo e Gila: um casal bom de pesca.

O Gerson também pegou um jauzinho que voltou para a água.

Vídeos

Machado soltando Dourado

Gerson soltando Jaú

Comentários (1)

Enviado por: JCSUCO, em: 30/09/2013 13:19
ATÉ QUE ENFIN ENTREI NO SITE E VI ALGUM PEIXE, PORQUE A OUTRAS PESCARIA SÓ CACHACA, PARABENS PELA PESCARIA

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)