Seja bem-vindo, você é o visitante número 1.763.094 do nosso site desde março/2009.

Menu Principal
Início
Apresentação
Notícias
Comentários
Agenda de Jogos
Fotos e Vídeos
Hino

Campeonatos SINDIJUS
Veterano 2023
Veterano 2022
Veterano 2021
Veterano 2019
Veterano 2018

Relaxando no feriadão


Publicada em: 28/05/2013 15:21
por: Hélio da Rosa Machado

Nós que frequentamos este cantinho virtual, passamos a semana entre nossas tarefas diárias e uma escapadinha para ver as novidades e também para fazer as salutares e hilariantes ‘cornetagens’ que, de quebra, tornaram-se os ingredientes de animação para aqueles que se divertem com ‘os revés’ dos acontecimentos, seja na área esportiva ou nos momentos de lazer.

Esta semana nós estamos passando por uma trégua em termos de atividades esportivas porque estamos em vésperas de feriadão e a ocasião se torna um convite para que venhamos a nos afastar do visual cinzento da metrópole, em favor de algumas horas taciturnas que poderemos desfrutar visitando os sítios e recantos, especialmente, à beira de um rio,  com a pesca ou então com os mesmos encantos da cidade, reunindo-se em grupo para curtir uma roda de amenidades que podem ser constituídas a partir de conversas animadas ou através de um sarau ao som do mato.

Pois é. Uma parte de nossa galera futebolística vai esquecer a adrenalina em torno de nossa arena esportiva. Vamos trocar a bola pelo molinete e pela carretilha, para arriscarmos alguns arremessos que possam simbolizar a alegria de uma boa fisgada.

Como já disse alhures, há alguns companheiros que já não estão mais tão preparados para enfrentar as disputas dentro de campo. A idade chegou. As pernas já não obedecem às intenções. Aliás, muitos ainda possuem a garra e a ginga, mas, o pesar dos tempos se encarregou de retirar-lhe da ponta da chuteira aquela destreza no arremesso da pelota. Já não temos mais a mesma presteza. Ficou a sensação de que a experiência não tem a mesma força da prática. A execução da jogada é algo que se aperfeiçoa na mente, mas, não é compatível com as energias que reunimos em um corpo retesado pelos tempos. Ou viramos técnicos ou trocamos a bola por outro entretenimento.

Mas, não são apenas os veteranos ou os seniores que fazem parte de nossa galera ativa. Temos muitos jovens que, aliás, são nossos protetores e nossas retaguardas.  Eles acabam formando uma vanguarda no sentido de dar alento à nossa velha caminhada. Esses jovens não se sentem constrangidos de estarem ao nosso lado. Ao contrário, eles utilizam de suas forças individuais para manterem nossa força coletiva.

Assim, quando saímos para as pescarias todas essas diferenças acabam se tornando um elo de  igualdade já que as paixões e as emoções se tornam harmônicas entre si, afinal, nesse instante a experiência é que dá aos jovens o alento para que eles se tornem pessoas com sucesso, especialmente quando são agraciados com um bom exemplar.

É nesse ritmo que estamos esperando esse feriadão. Vamos para a Chácara Machadinho nas cercanias do rio aquidauana. Lá reuniremos um grupo animado que nessa ocasião irá trocar a chuteira pelo anzol. Mas, sempre com a motivação de um bom churrasco, uma boa cerveja gelada e a tradicional ‘muvuca’ musical já que lá também estarão o violeiro Fabrício e o Mauro gaiteiro. As noites serão ‘barulhentas’ por lá.

Os registros, como sempre, estarão presentes neste site logo que os pescadores retornarem. Espero que possamos exibir alguns exemplares. Tudo dependerá da programação de São Pedro. Vai que ele resolve mandar frio ou mandar chuva!



Comentários (0)

Enviar comentário


Nome:
Comentário:
Código de verificação:  
(digite os números que aparecem na imagem ao lado do campo)